Semana de Políticas Sobre Drogas deverá atingir mais de 800 crianças na Capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em um momento em que a cidade de Porto Velho registra aumento no consumo de drogas, mais de 800 crianças e adolescentes serão atingidos por uma estratégica ação de prevenção e combate a substâncias lícitas e ilícitas. Durante a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, prevista para ocorrer no período de 19 a 22 de junho, estudantes de escolas da capital receberão fôlderes, assistirão a palestras e participarão de uma grande mobilização com atividades recreativas, em evento que marca a abertura dos trabalhos, no próximo domingo (19), das 8h30 às 18h, na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas é uma iniciativa coordenada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen), com o apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério Público de Rondônia, Estado e Município.
As atividades contemplam visitas do programa de prevenção ao uso de drogas da Polícia Militar às escolas da capital e preveem debates e discussões sobre a questão junto ao público-alvo, além da agenda de atividades para 2011. Este ano, Conen e parceiros pretendem fazer visitas ao interior do Estado, visando contribuir para a instalação de conselhos municipais de políticas sobre drogas nos municípios, esta uma das metas da entidade. “Depois de Porto Velho, pretendemos atuar em Costa Marques e Guajará-Mirim, regiões que servem de porta de entrada para substâncias entorpecentes”, informa o presidente do Conen, Neirival Pedraça.
Ele explica que a entidade tem identificado aumento de pelo menos 20% no consumo de drogas em Porto Velho, bem como tem registrado o uso em escala significativa do crack e também do ox na capital. “Precisamos frear essa tendência e evitar que se estenda para outras regiões de Rondônia”, disse.
MP-RO - O aumento no consumo e no tráfico de drogas é uma realidade confirmada pelo Promotor de Justiça Carlos Grott, que integra o Conselho Estadual, em assento destinado ao Ministério Público de Rondônia. “As pessoas que cometem esses crimes são cada vez mais jovens”, informa o integrante do MP-RO, que atua na Promotoria de Delitos de Tóxicos. Para ele, ações de prevenção são o caminho para atacar o problema.
O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas é um órgão normativo ligado ao Executivo. Integram a entidade representantes da administração estadual, Polícia Federal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e outras instituições.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!