Evolução na Gestão de Resíduos Sólidos, esse foi o tema da terceira semana do meio ambiente realizada pela Camargo Corrêa no canteiro de obras de Jirau, que encerrou na última sexta-feira (10), com mais uma palestra da consultora do Meio Ambiente da Camargo Corrêa, Doutora Maria Delourds Kuller. A programação contou também com a entrega de premiações e certificados de Boas Práticas Ambientais aos profissionais envolvidos nas atividades e nas práticas desenvolvidas regularmente na obra sobre o tema.
Durante a palestra, a consultora destacou o sucesso do evento que cresce a cada edição, formando e aumentando o número de multiplicadores - intuito principal das atividades. Esse ano, o concurso de frases contou com a participação de 800 inscritos, e premiou a frase vencedora “A torneira que você fecha hoje é o copo d’água que seu filho tomará amanhã”, Joel Pinto de Alencar com uma bicicleta. Os segundo e terceiro colocados também receberam prêmios. “Foi difícil escolher, todas as frases expressavam grande emoção, e a vontade foi de empatar os três primeiros lugares”, afirmou a Dra. Maria.
Para o gerente de Meio Ambiente da construtora, Alvanir José de Souza, a semana que gerou diversos exercícios, como o abraço simbólico na Castanheira, Quiz Ambiental, plantio de mudas, Copa Ambiental - Futebol na obra, dentre outras, fechou com um balanço muito positivo. “Conseguimos envolver bem os profissionais, a sementinha da consciência ecológica foi plantada, e tenho certeza que será disseminada entre os familiares, amigos e vizinhos de cada um dos participantes.”
O gerente de Meio Ambiente da Energia Sustentável do Brasil, Antônio Luiz Abreu, percebeu a semana como uma oportunidade de ir além. “Foi muito importante esse registro, principalmente para nós que já temos essa responsabilidade que é mais que uma questão ambiental apenas, mas sócio cultural também. Pois se trata de um empreendimento de grande porte e fixado em um lugar para onde os olhos do mundo estão voltados”. Opinião, também partilhada pelo Gerente de Produção da Camargo Corrêa, Humberto Diniz. “Já trabalhamos para o crescimento econômico sustentável e com essas atividades podemos envolver ainda mais pessoas nesse compromisso, além de colocar em evidência projetos premiados como o Mortandade Zero dos peixes, Empresa do Bem concedido pela Revista Isto É pelos trabalhos com reciclagem, por exemplo.”