Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIR

Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIRr

Defensoria discute convênio de cooperação técnica com a UNIR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Defensoria Pública-Geral do Estado (DPE) e o Departamento de Ciências Jurídicas da Unir devem assinar convênio de cooperação técnica para que os estudantes do curso de Direito daquela instituição possam desenvolver atividades complementares extra-classe nas áreas cívil e criminal, além de participarem de palestras e seminários. Os defensores públicos também serão disponibilizados para ministrarem palestras nos eventos organizados pelo Departamento e divulgar as ações da Defensoria junto à comunidade universitária.

O acordo entre as duas instituições foi discutido esta semana, durante reunião entre o chefe de Departamento de Ciências Jurídicas, Delson Fernandes Barcelos, que esteve na DPE, e o Subdefensor Público-Geral do Estado, José Oliveira de Andrade. O chefe do Departamento destacou a importância da parceria para que os estudantes possam ter contato com a parte prática e, em especial, com a comunidade carente, público que a instituição de assistência jurídica atende.

Para Delson, é fundamental que o aluno tenha essa visão social para ajudar no seu crescimento profissional. José Oliveira colocou a Defensoria à disposição da comunidade universitária para cooperar no que for possível. Ele acredita que parcerias como essas ajudam os universitários a escolherem sua linha de atuação nas diversas carreiras que o Direito disponibiliza.

O curso de Direito na Unir/Porto Velho conta com uma média de 400 alunos. São 23 professores, entre eles, mestres e doutores. O curso continua sendo um dos mais concorridos da Universidade. Apesar de ter aumentado de 40 para 100 vagas anuais, com ingresso de 50 estudantes por semestre, ainda não consegue atender a demanda.
Guajará

O titular do Departamento disse durante a reunião que a Unir tentará suprir a carência nessa área, abrindo, já no mês de agosto, uma extensão do curso de Direito no município de Guajará-Mirim, em parceria com o Governo do Estado. Este arcará com os custos. Serão disponibilizadas 100 vagas, com entrada dos aprovados no vestibular de uma única vez.  A parceria foi possível graças ao Programa de Desenvolvimento Regional através da Educação.

Delson explicou que o projeto político-pedagógico será igual ao da sede, mas terá algumas disciplinas regionalizadas, como Comércio Exterior, Direito Internacional, Direito Ambiental e Direito Indígena. As três primeiras já são oferecidas na sede, mas para se adequar a realidade local, carga horária será mais extensa na Unir/Guajará.

Participaram também da reunião, os defensores Maríllya Reis, Raimundo Ribeiro Cantanhede Filho e Hans Lucas Immich.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS