Pesquisa empírica será tema de conferência de Nélia Del Bianco no Intercom Norte

Pesquisa empírica será tema de conferência de Nélia Del Bianco no Intercom Norte

Pesquisa empírica será tema de conferência de Nélia Del Bianco no Intercom Norte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os desafios da pesquisa empírica em Comunicação serão o tema da conferência de abertura do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte – Intercom Norte (Boa Vista – RR). O assunto será abordado pela professora Nélia Del Bianco, doutora em Comunicação pela ECA-USP e vice-presidente da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

 

De acordo com Nélia, o tema faz pensar, como problema central, sobre os caminhos da pesquisa científica na área de Comunicação. “Remonta às discussões sobre a construção do conhecimento no século 18, quando entraram em conflito os filósofos que defendiam o empirismo e os racionalistas. Evidentemente que o pensamento contemporâneo é sucedâneo de Emanuel Kant e sua crítica da razão pura”, explica, lembrando que o conhecimento é possível pela conjunção entre matéria, proveniente dos sentidos, e forma, que são as categorias do entendimento.

 

Conforme a pesquisadora, ao propor essa discussão, a Intercom sinaliza para a área sobre a necessidade de superar a velha dicotomia entre o campo dos profissionais, pragmáticos, e os teóricos em comunicação. “Como disse o professor José Marques de Melo, ao apresentar o tema para a instituição, esse conflito latente entre os praticantes dos ofícios comunicacionais e seus pesquisadores acadêmicos vem produzindo equívocos semânticos, como, por exemplo, a desqualificação do adjetivo “empírico”, convertido em antônimo de “teórico”. O conflito tem criado obstáculos e estigma para aqueles que se propõe a aliar conhecimento à experiência e à razão. Não raro a pesquisa empírica tem sido rotulada como anacrônica, instrumental e mecanicista”, defende.

 

Nélia apresentará aos presentes as iniciativas da Intercom para estimular a pesquisa empírica em Comunicação. Alémdisso, levará um exemplo prático – a pesquisa Mapeamento das condições técnicas das emissoras de rádio brasileiras e sua adaptabilidade ao padrão de transmissão digital sonora terrestre, que tem o apoio da Fundação Ford. A pesquisa engloba uma amostra de 500 emissoras – 80% do perfil do mercado de rádio no país. 

 

A conferência está agenda para o dia 01 de junho, às 20h, no Auditório IFERR da Faculdade Atual da Amazônia. A programação do Intercom Norte segue até o dia 03 de junho, com palestras, oficinas, laboratórios e edições locais das Divisões Temáticas, do Intercom Júnior e do Prêmio Expocom.

 

Informações no site www.intercom.org.br e no blog www.intercomnorte2011.blogspot.com.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS