A área de informática tem se desenvolvido, quase como a quantidade de programas e equipamentos existentes no mercado.
No início da era da computação as profissões eram basicamente quatro: analista, programador, operador e digitador. Hoje são inúmeras as profissões que despontam no mercado.
Pensando nisso, dia 31 de maio de 2011, às 19h30, acontece no auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho a palestra A Evolução das Profissões Ligadas à Computação: atualidade e tendência com o Professor Raul Wazlawick.
A palestra promovida pela coordenadora do curso de Sistemas de Informação da ULBRA, Renata dos Santos Luz, tem como objetivo mostrar o mercado de trabalho e a interligação da computação com os demais áreas de atuação.
O evento é gratuito. Os interessados em participar do evento devem encaminhar um e-mail para renatalluz@gmail.com
# Sobre Raul Sidnei Wazlawick
Possui Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação. Foi Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá da UFSC, Representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) da International Federation for Information Processing (IFIP), e Chair do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2) da IFIP. Foi coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da UFSC de 2004 a 2007 e coordenador do bacharelado em Ciência da Computação da UFSC entre 1995 e 1997. É autor do livro Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, publicado em 2004 pela Elsevier (2a edição em 2010), elaborado a partir de quase 20 anos de experiência acadêmica e de consultoria empresarial na área e autor do livro “Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação”, Elsevier, 2009. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente em sistemas orientados a objetos e sistematização do processo de desenvolvimento de software (UML e UP). Foi membro do Comitê de Especialistas de Ensino em Ciência da Computação do MEC, coordenador do comitê especial de informática na educação da SBC e coordenou vários eventos nacionais e internacionais, incluindo o Congresso da SBC (2002), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software SBES (2006) e IFIP World Conference on Computers in Education (2009). Criou e foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação da SBC entre 1997 e 2001.