No início da tarde do último sábado (28), membros da Associação Rio Madeira de Porto Velho (RO) realizaram uma manifestação dentro das ruínas da antiga Câmara Municipal, localizada na rua José Bonifácio, com a rua Barão do Rio Branco, região central de Porto Velho
De acordo com os associados, a manifestação é o início de um novo ciclo artístico e cultural para a capital rondoniense. Segundo o Jurista aposentado, José Berlande Andrade, o objetivo é fomentar e resgatar a história de Rondônia. Com faixas, banner, violão e atabaque o grupo cantou o hino de Rondônia. Logo, a emoção tomou de conta de vários associados e em seguida as lágrimas escorriam pelos rostos marcados pelo tempo e pela história de cada cidadão rondoniense.
Para a associação Rio Madeira, a depredação do patrimônio histórico e cultural do estado se deve por estar sofrendo ataques, pois para eles o que é de importância histórica para os tradicionais e para aqueles que chegaram aqui e formaram famílias estão sendo destruídos e enterrados.
A Associação Cultura Rio Madeira continuará realizando manifestações pacíficas nas demais ruínas históricas espalhadas por Porto Velho e região.