O assunto “regionalização do Sindsaúde” tem sido amplamente abordado pelos membros que compõem a chapa “União e Luta” em várias unidades de saúde de Rondônia. O pré-candidato à presidência do sindicato pela chapa, Silas Neiva, explica como funcionaa proposta na prática:
“– A chapa “União e Luta” quer criar delegacias regionais em nove municípios de Rondônia: Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Costa Marques e Vilhena. O repasse será 30% da arrecadação das mensalidades cobradas de servidores estaduais e federais e 100% da arrecadação municipal – que ficarão disponíveis para as respectivas delegacias. A intenção da regionalização do Sindsaúde é custear a manutenção das diversas delegacias, dando autonomia financeira a cada regional, além de aproximar o sindicato ao filiado, sem exceção”, disse.
A proposta apresentada hoje pela chapa “União e Luta” já havia sido discutida durante a última gestão de Silas Neiva à frente do sindicato (2003/2008), mas não encontrou apoio entre alguns membros que à época, compunham a diretoria.
Outro ponto importante é sobre a questão da contratação do perito do trabalho para elaboraçãodos laudos de insalubridade, cobrados com veemência por muitos servidores do interior e que já faz parte das propostas da chapa “União e Luta”. Silas Neiva garante que o sindicato irá contratar o profissional habilitado para que possa resolver o quanto antes a demanda.