Distribuidora Coimbra e Instituto ABAD montam ponto de coleta de materiais recicláveis e investem em educação ambiental.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Porto Velho começou este mês com importante apoio do Instituto ABAD – braço social da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) – e da Distribuidora Coimbra, maior empresa do segmento em Rondônia.
Ao mesmo tempo em que a cidade tem, pela primeira vez, os resíduos sólidos coletados separadamente pela administração municipal, a parceria entre a ONG e a companhia do segmento atacadista lança no dia 10 de maio o Projeto Aprendendo a Reciclar.
O projeto promove a conscientização ambiental da comunidade escolar por meio da capacitação de diretores, coordenadores pedagógicos e professores, que repassam o conhecimento aos alunos. Em Porto Velho, participarão da Formação em Educação Ambiental, nos dias 11 a 13 de maio, quatorze EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental): Antonio Augusto Vasconcelos, Rio Madeira, Maria Izaura, Flor do Piquiá, Senador Darci Ribeiro, Engenheiro Francisco Erse, Saul Bennesby, Bom Princípio, São Miguel, João Ribeiro, Pedro Batalha, Rio Guaporé, Belezas do Buriti e Chapeuzinho Vermelho.
Além das escolas, participarão da formação cinco técnicos da Secretaria Municipal de Educação, das divisões técnicas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Rural e Ensino Especial. As seguintes secretarias municipais também terão técnicos capacitados: Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Finanças, Educação e Serviços Básicos.
O projeto inclui ainda a instalação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis em locais estratégicos e recipientes específicos para a coleta também nas escolas participantes. “Todo o material depositado é recolhido por cooperativas de reciclagem, gerando não só benefícios para o meio ambiente como também trabalho e renda para a comunidade”, afirma Edmilson Selarin Junior, gerente executivo do Instituto ABAD.
Para fechar o ciclo da coleta seletiva, iniciado pela conscientização da comunidade escolar, o Instituto ABAD também fechou parceria com a Tetra Pak, que comprará os materiais recicláveis diretamente das cooperativas de reciclagem. “Essa parceria deve elevar a renda dos cooperados”, diz Isabel Rego, coordenadora de projetos do Instituto ABAD.
Combate à exploração sexual
Outro projeto lançado em Porto Velho pelo Instituto ABAD em parceria com a Distribuidora Coimbra e a ONG Childhood Brasil – filial da World Childhood Foundation, criada em 1999 pela V. M. Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância em regiões vulneráveis – é o Programa Na Mão Certa.
O projeto foi desenvolvido pela Childhood Brasil para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias.
A ONG capacita as corporações que assinam o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, com workshops, oficinas presenciais e guias de apoio. O objetivo do Instituto ABAD é contribuir para a efetividade do Pacto oferecendo apoio técnico e institucional, fortalecendo a rede de proteção à criança e ao adolescente por meio de articulação, mobilização e complementação da capacitação.
No dia 10 de maio, funcionários da Distribuidora Coimbra interessados em participar do Programa receberão capacitação para fazer a articulação, coordenação e supervisão dos chamados multiplicadores – responsáveis por transmitir o conteúdo do Programa Na Mão Certa aos caminhoneiros e motoristas da empresa. O treinamento dos multiplicadores está previsto para agosto de 2011.
O Instituto ABAD conta com uma equipe técnica e toda estrutura necessária para sensibilizar e mobilizar as empresas do segmento atacadista distribuidor na adesão e no desenvolvimento de ações e projetos socioambientais.
Sobre o Instituto ABAD
O Instituto ABAD – braço social da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados – tem como missão promover transformação por meio do investimento social privado em comunidades e na força produtiva do segmento atacadista distribuidor. Criado em 2006, seu papel é propor, elaborar, implantar e executar ações e projetos sociais e ambientais, por meio de investimento social privado, de forma integrada e articulada com os diversos segmentos da sociedade.
Sobre a ABAD
A ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, criada em 1981, representa mais de três mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros, e movimentam cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
O segmento atacadista distribuidor brasileiro representa 52,2% das vendas do varejo mercearil e apresentou, em 2009, um faturamento de R$ 131,8 bilhões — um crescimento real de 4,1% em relação a 2008. A expectativa de crescimento para 2010 é de 6%.
“A parceria com a Distribuidora Coimbra foi fundamental para a implementação do projeto e do programa em Rondônia. A empresa investirá em 14 pontos de coleta seletiva nas escolas participantes e um ponto de entrega voluntária na frente da Distribuidora Coimbra. Além disso, a empresa já assinou o Pacto da Childhood”, diz Junior, do Instituto ABAD.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!