Concentrando mais de 100 mil habitantes – ¼ da população da cidade – a região sul de Porto Velho conta com uma unidade de atendimento do Sebrae. Denominada Ponto de Atendimento ao Empreendedor, atende, além dos empreendedores, empresas de micro e pequeno porte.
Aberta oficialmente nesta sexta-feira, 13 de maio, a unidade funciona à avenida Jatuarana, nº 4.724, altos da panificadora Norte Nordeste ( salas 12 a 17), no bairro Caladinho, com o objetivo de transferir conhecimento sobre empreendedorismo e gestão empresarial, além de difundir produtos e serviços do Sebrae.
Ao abrir o ponto, o Sebrae amplia seu leque de atendimento, hoje fisicamente nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Em Guajará-Mirim, em parceria com o Centro Despertar, ligado à Igreja, e agora em Porto Velho, atuando nos 52 municípios a partir dos cinco pólos regionais.
Estudada ainda em 2010, a unidade foi implantada com a proposta de ampliar significativamente a capacidade de ação do Sebrae, via atendimento individualizado com qualidade.
Outros fatores que contribuíram para definição geográfica do ponto é a geração de demanda por serviços e atendimentos gerados por quatro agências bancárias – Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco – além de supermercados e lojas comerciais de todos os setores da economia.
Isso tudo gera, entende Leonardo Heuler Calmon Sobral, presidente do conselho deliberativo do Sebrae/RO, “demandas, necessidades e potencial de desenvolvimento” nos bairros adjascentes. Ele lembra também a possibilidade de se construírem parcerias com instituições públicas e privadas, além da capacidade técnica e financeira da região.
Além das instituições de classe empresariais e agentes financeiros, também são parceiros do Sebrae no funcionamento de seu ponto de atendimento, escolas públicas, associações de bairros e, ainda, o G-14, Grupo Comunitário da Zona Sul da Cidade de Porto Velho.
O atendimento, feito desde o mês de abril, conta com uma sala para orientações coletivas, reuniões, cursos, oficinas, seminários e encontros e importante acervo de livros, manuais, guias, dicas e pesquisas. O funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mas, os cursos acontecerão sempre das 19h às 23h.