GO e MG se destacam na produção de grãos

GO e MG se destacam na produção de grãos

GO e MG se destacam na produção de grãos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Importantes produtores de grãos do Brasil, os estados de Goiás e Minas Gerais ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, no ranking de crescimento da produção. Os dados são do terceiro levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás registrou 10% de aumento, enquanto que Minas Gerais, 6,5%.

Os sojicultores tiveram papel importante na última safra. Foram cuidadosos com a terra e apostaram nas sementes certas. Vivaldo de Souza Machado, de Morrinhos (GO), é só sorrisos. Ele escolheu a cultivar CD 242RR. “Em uma parte da área consegui 77 sacas por hectare e na outra 83. Na safra passada testei essa variedade e gostei. Foram 72 sacas naquela ocasião. Agora gostei mais ainda e vou continuar com a soja da Coodetec”, argumentou. De acordo com o produtor, os pontos que mais lhe chamaram a atenção foram: boa capacidade produtiva, sanidade, ciclo e porte bons.
O agrônomo Pietro Guizzetti, que trabalha com seu pai, em Itumbiara (GO), conheceu a nova geração Coodetec, durante o Tecnoshow Comigo 2011. Ele se surpreendeu com a produtividade e bom engalhamento da cultivar CD 251RR. “Na próxima safra, essa será a nossa aposta”, exclamou Guizzetti. Ele disse ainda que o ciclo e a arquitetura das novas cultivares, que apresentam folhas mais finas, por exemplo, irá favorecer o manejo, dando mais eficiência ao controle de doenças e inclusive diminuindo custos nas lavouras. “Na verdade, vai ficar difícil fazer uma opção, quando todas essas cultivares estiverem no mercado. Elas chamam muito a atenção.”
Os produtores de milho também garantem o sucesso da safra de grãos em Goiás. Para o produtor de Caiapônia (GO), Pedro Zimmer, que também é proprietário da Revenda Ponto Alto, na cidade de Jataí, a Coodetec é sinônimo de estabilidade. “Já estou com a Coodetec há vários anos e pretendo continuar”. Zimmer plantou o híbrido CD 327 na safrinha e está com uma ótima expectativa. “A sanidade desse milho me surpreendeu e o porte de plantas é ideal para safrinha. Plantei também o CD 351 e o CD 397YG. Os dois estão ótimos. Vou continuar plantando no próximo ano”, comentou Zimmer.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, os sojicultores também se destacaram com os resultados alcançados em suas lavouras. O produtor Paulo Plinio Scherer, de Unaí, está muito satisfeito com a colheita de soja. Ele colheu 60 sacas por hectare da cultivar CD 237RR e 64 sacas por hectare da CD 242RR. “Para quem quer produzir bem, safra após safra, eu recomendo Coodetec. Já experimentei outras sementes e um ano vai bem, outro ano dá prejuízo. Com as sementes CD, consigo manter a estabilidade há seis anos”, destacou.
Os rendimentos não agradam somente os produtores. Os técnicos também afirmam que as cultivares de soja da Coodetec são ótimas opções para o agricultor. “Tivemos um veranico de 30 dias em Unaí e, mesmo assim, a soja CD 242RR produziu bem. Cultivar que engalha bem, rende mesmo com baixa população, sanidade e grãos bons”, informou Marcos Magalhães Ferreira, engenheiro agrônomo que acompanhou a produção de CD 242RR na Fazenda Garapa. Foram 66 sacas de soja por hectare. Ele recomenda e afirma que o acompanhamento técnico é extremamente necessário para garantir bons resultados.
Sobre a Coodetec
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 34 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS