Mais de 100 índios ocupam sede da Funasa em Porto Velho

Mais de 100 índios ocupam sede da Funasa em Porto Velho

Mais de 100 índios ocupam sede da Funasa em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Grupo pede melhorias no atendimento médico e fornecimento de remédios.
Funasa informou que não é mais responsável por Saúde Indígena.

 

Cerca de 120 índios representantes de etnias de Rondônia, sul do Amazonas e nordeste de Mato Grosso ocuparam a sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Porto Velho, na manhã desta segunda-feira (2).

 

O coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira (Opiam), Joab Muram, afirmou ao G1 que os índios pedem a substituição da direção do Distrito Sanitário Especial Indígena em Rondônia, além da regularização dos contratos de fornecimento de remédios, atendimento médico e transporte nas aldeias.

 

“A situação está ruim, a Saúde está piorando. Não temos medicamentos e nem contrato com as empresas que fazem transporte de ambulância em casos de emergência”, diz Muram. “É uma manifestação pacífica, só queremos conversar para resolver nossa situação.”

 

Os índios pretendem permanecer no local até que as reivindicações sejam atendidas.

 

A assessoria de imprensa da Funasa em Brasília confirmou a ocupação, mas informou que o órgão não é mais responsável pela saúde indígena, que passa a ser responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde. O G1 entrou em contato com a Secretaria e aguarda o posicionamento em relação às providências tomadas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS