Caminhão do Peixe: mais de 14 toneladas de pescado vendida em duas semanas

Caminhão do Peixe: mais de 14 toneladas de pescado vendida em duas semanas

Caminhão do Peixe: mais de 14 toneladas de pescado vendida em duas semanas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Essa idéia é boa demais. Pena que só fiquei sabendo disso hoje. Mas agora vou aproveitar toda vez que o caminhão estiver aqui. Pena que é só um. Deveriam existir mais caminhões para serem espalhados pelos bairros”. Essa foi a manifestação de Wilson Vitorino, ao comprar pela primeira vez no Caminhão do Peixe que está percorrendo os bairros da capital vendendo o produto a preço de custo. Vitorino era um dos consumidores que estavam no Mercado do Produtor, local onde o caminhão ficou estacionado na manhã desta quinta feira, 27.
 
Outro que aproveitou a ocasião foi Raimundo Vieira, que também classificou como boa a iniciativa da prefeitura. “Para a população isso é muito bom porque compramos o peixe a um preço barato. Em qualquer venda dessas por aí você encontra o peixe sendo vendido a dez ou doze reais. E só aqui encontrei o quilo a cinco reais. Eu vou aproveitar sempre que ele estiver aqui. Já estive na semana passada, estou agora e vou continuar sempre comprando”, falou em tom de satisfação.
 
Lançado há pouco mais de duas semanas pelo prefeito Roberto Sobrinho, o programa “Peixe nos Bairros”, que tem a parceria do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA) e do Sindicato dos Pescadores (Sindipesca), caiu mesmo no gosto popular. As evidências estão nos números. Em apenas 15 dias foram vendidas no caminhão mais de 14 toneladas de pescado, a maioria ocorrida durante a Semana Santa, de acordo com as informações da engenheira de pesca Raica Xavier, que presta assessoria ao sindicato.
 
O peixeiro do caminhão, Ronaldo Garcia, lembrou que nos dias que antecederam a Sexta Feira Santa, teve gente que chegou a comprar mais de 5 quilos de pescado de uma só vez. “Eles pensavam que o caminhão ia ficar só aqueles dias, por isso compraram bastante. Mas vamos percorrer os bairros durante o ano todo”, disse.
 
O preço no Caminhão do Peixe é menor do que o do mercado, por conta do aumento da oferta, uma vez que o produto é adquirido diretamente dos produtores. Para o prefeito Roberto Sobrinho, idealizador do projeto, com o incremento nas vendas, haverá também um aumento da renda dos pescadores e uma melhora na qualidade de vida da população, ao consumir um produto com alto valor protéico.
 
O Caminhão do Peixe funciona como uma espécie de peixaria móvel. A partir do seu uso, para o prefeito, a logística de escoamento da produção será mais prática e rápida, além de ser uma boa ferramenta para organização dos pescadores do município.  A “feira móvel” possui uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização de pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas. No caminhão também há balança, cupom fiscal e expositores do produto.
 
As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em um ponto de comercialização. Abastecido com pescado, circula pelos bairros levando o peixe diretamente aos consumidores.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS