O prefeito comunicou oficialmente nesta quinta-feira, 27, a construção do Mercado Municipal do Peixe, na zona sul de Porto Velho. O anunciou foi feito durante reunião do prefeito com uma comissão de vendedores que comercializam o produto naquela região da cidade. O encontro foi articulado pelo vereador Cláudio Carvalho (PT), líder do governo na Câmara Municipal, que também participou da reunião. Estiveram também presentes na audiência os secretários municipais Ian Kleber (Semur), Itamar Ferreira (Semtran), a chefe de Gabinete, Miriam Saldaña, o procurador geral do município, Mário Jonas e a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho.
O mercado será construído na rua Paris, próximo à Jatuarana, e para lá serão remanejados os vendedores de peixe que hoje utilizam a calçada da igreja Santa Luzia, na Tancredo Neves, para a comercialização. Eles estão sob ameaça de despejo por causa de uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual que pede a desobstrução do passeio público. “Sensibilizados com a situação desses pequenos empreendedores, e também atendendo um pedido do vereador Cláudio Carvalho, vamos construir o mercado para que essas pessoas não fiquem sem ter como sustentar suas famílias”, disse o prefeito afirmando que, organizados em um espaço mais adequado e higienizado, os peixeiros poderão incrementar seus lucros com o aumento das vendas.
Será o primeiro a ser construído pela prefeitura para a venda exclusiva de peixe. O mercado terá uma área de cerca de 230 metros quadrados e espaço para 12 quiosques, sendo 10 para a comercialização do pescado e dois para a venda de verduras. O projeto, que será financiado com recursos próprios do município, está orçado em R$ 378 mil e o prazo de execução é de seis meses, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre). A área onde será erguido o mercado será comprada pelo município e a previsão é de que obra inicie dentro de 40 dias.
Na reunião, o prefeito adiantou ainda que esse é um projeto-piloto e é sua intenção construir mais dois mercados de peixes, um na zona leste e outro na zona norte. “Queremos com essa medida estimular o consumo de peixe em Porto Velho que é também, uma forma de valorizar a nossa cultura. A degustação do pescado faz parte da cultura amazônica”, frisou.
Os vendedores também receberão assessoria técnica da prefeitura, que será prestada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Social (Semdestur) em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), principalmente sobre financiamento para aquisição de equipamentos.
Falando em nome da comissão, o vendedor José Muniz, disse que foi muito satisfatório o resultado da reunião com o prefeito, pois eles tiveram a confirmação da realização de uma promessa que já havia sido feita a eles. “Em outra ocasião o prefeito já havia nos afirmado que iria construir o mercado. E pelo que ficamos sabendo, o espaço será muito melhor do que imaginávamos. È uma obra que será boa não só para nós, mas também para a comunidade que ganhará um mercado todo organizado, higienizado”, afirmou