Moradores do sítio do produtor rural Zezinho, zona rural de Buritis, que fica localizado na linha Doizinha, foram surpreendidos com o nascimento de um bezerro de duas cabeças na última quinta-feira 21/04. Em função do grau de dificuldade na hora do parto, foi necessário efetuar um procedimento cirúrgico, explicou o produtor rural Zezinho, dono da propriedade.
Em dezembro de 2010 foi registrado o mesmo caso na cidade de Monte Negro. Uma bezerra com duas cabeças nasceu na tarde de quarta-feira (15/12/2010) na propriedade de Valdir Teixeira, na linha C-25, Travessão B-14, zona rural do município. O animal apresentava também quatro olhos, duas bocas e quatro orelhas.
O responsável pelo animal ainda não chamou nenhum veterinário para avaliar o nascimento. O bezerro mantia o movimento normal dos olhos, bocas e focinho.
O animal era alimentado por meio de uma mamadeira porque não conseguia ficar em pé devido ao peso da cabeça. O trabalho era feito três vezes por dia e o leite dado na boca, ao mamar a bezerra realizava o movimento das duas bocas em sincronia.
Mutação genética
De acordo com médicos veterinários e especialistas em reprodução animal, o nascimento de um bezerro com duas cabeças não é um fenômeno comum. “É mais comum o nascimento de suínos com duas cabeças e este fenômeno está ligado a fatores genéticos, causados por alterações genéticas durante o período gestacional”.
Horas após o nascimento o animal não resistiu e morreu.