Baixo Madeira recebe incentivo na implantação de Agroindústrias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Como parte das medidas de fortalecimento da produção agrícola na Região do Baixo Madeira, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Agricultura (Semagric) tem realizado diversas reuniões e encontros com as associações de moradores e produtores rurais para apresentar os programas e projetos que contribuem para o aumento da produção e geração de renda.
Segundo o secretário José Wildes, uma das medidas é o incentivo à criação de Associações e Cooperativas e a construção de seus barracões para o recebimento das agroindústrias. “A Semagric tem articulado junto ao governo federal e através de emendas parlamentares que sejam viabilizados equipamentos de agroindústria familiar para os produtores da Região do Madeira. E esta iniciativa tem implicado na aquisição de máquinas como despolpadeiras de frutas- como açaí, cupuaçu, máquinas de arroz, de beneficiamento do babaçu, câmaras frigoríficas e freezers e ainda fábrica de gelo. E a aquisição e entrega destas máquinas tem gerado muitas oportunidades para estas famílias”, disse o secretário.
Na última semana o secretário, juntamente com sua equipe, e acompanhado pelo presidente do sindicato dos pescadores (Sindipesca), Leonardo Garcia, do administrador de São Carlos, Edinardo Medeiros, pelo presidente da associação da Resex Cuniã, Gilberto (Careca) e Cláudio assessor da deputada Epifânia Barbosa, reuniu em Nazaré os produtores da comunidade e entorno onde, fez um diagnóstico da produção local, e ouviu os produtores para saber melhor sobre seus anseios. Wildes reforçou sobre a necessidade da construção dos barracões para a entrega das máquinas. “Para trazer este benefício é preciso ter as condições físicas e de higiene para receber os equipamentos das agroindústrias. Se for preciso a prefeitura auxilia também na disponibilização, através de um projeto, de material para as associações construírem estes barracões”, completou.
Desde que assumiu a secretaria, José Wildes, realizou a entrega de vinte sete agroindústrias. “Este ano já temos a previsão da entrega de mais dezoito. Isto confirma o trabalho sério e comprometido da prefeitura de Porto Velho com o homem do campo e a importância que o prefeito Roberto Sobrinho dá à agricultura familiar.
Além de Nazaré, São Carlos, Calama, Curicacas, Lago do Cuniã e Demarcação estão na lista para receber ainda este ano suas agroindústrias. “Nossas equipes estão visitando estas localidades com o objetivo de ouvir os moradores, além de fazer o trabalho de conscientização da importância da organização da comunidade para administrar os equipamentos, no intuito de beneficiá-los”, disse José Wildes.
Além de fortalecer a produção agrícola com a implantação das agroindústrias a Semagric tem apoiado a agricultura familiar, através do escoamento da produção,por meio de barcos, e com a orientação dos técnios da secretaria e apoio da Emater
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!