Na última sexta-feira, 15, na Aldeia Surui Gabgir na linha 14, em Cacoal, foi realizado pela Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, o V Jogos dos Povos Indígenas de Cacoal, que contou com a presença do Secretário da SECEL, Francisco Lailson e das autoridades municipais como secretários, vereadores e líderes indígenas.
Este ano, em especial, o evento foi realizado na aldeia dos indígenas, dando assim, autenticidade ao evento por se tratar de jogos para os indígenas. “Já era vontade de todos que o evento fosse realizado na aldeia e aderimos a esse projeto. Para tanto foi preciso uma grande mobilização com parcerias e bastante logística para que fosse possível a realização dos jogos na terra deles”, disse Romeu Rodrigues Moreira, Diretor Geral da AMEC.
Ao todo foram inscritas 9 equipes de 6 aldeias diferentes, somando uma participação de 100 indígenas. Surpresa também foi a participação do público, em torno de 300 pessoas entre indígenas e não indígenas.
Foram disputados além do Futebol, Arco e Flecha, Atletismo e Cabo de Guerra, também o Voleibol e a prova do fogo. Cada modalidade valeu pontos, que somados, deram à equipe com mais pontos, o título de campeão geral do V Jogos dos Povos Indígenas.
A equipe campeã da competição foi a Legião Surui da Aldeia Placa. A vice-campeã foi a equipe Seleção Gabgir 1, da aldeia Gabgir, e, em 3º lugar ficou a equipe Lobó, da aldeia Lobó.
Para a realização do evento, a AMEC contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cacoal, Funccal, Funai, Seduc-REN Cacoal, Facimed, SECEL e as associações indígenas. E para a 6ª edição dos jogos, a realização dos jogos nas aldeias continuam, sendo a escolhida, a Aldeia Lapetanha na linha 11.
Os Jogos dos Povos Indígenas é parte da Semana dos Povos Indígenas que é realizado pela Funccal e seus parceiros e teve como idealizadores os vereadores Penha Simão e Toninho Masioli. Este ano o evento também fez parte da 1ª Virada Esportiva de Cacoal também realizada pela AMEC.