No início da manhã desta quinta-feira (21), por volta das 07h30, um dos dois tanques do chamado Moderno Sistema de Tratamento de Esgoto do Distrito de Nova Mutum Paraná, a 110 quilômetros de Porto Velho, acabou explodindo e despejando milhares de litros de dejetos e detritos de esgoto de fossa pelas ruas.
Os tanques ficam localizados na Rua Prainha, próximo da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, e foram doados pela Empresa Energia Sustentável do Brasil. Litros e litros de água fétida e detritos estão derramados e caindo direto num pequeno córrego que fica ao lado do sistema.
Essa estação de tratamento de água e esgoto, que está sob os cuidados da Caerd, foi entregue à população de Nova Mutum Paraná no dia 19 de janeiro deste ano, quando o próprio governador, Confúcio Moura, participou da solenidade de inauguração. Na ocasião foi realizada inclusive a assinatura do termo de doação do sistema de água e esgoto.
SUSTO E CONTAMINAÇÃO
De acordo com moradores daquela comunidade, em contato telefônico com a redação do Rondoniaovivo, o acidente acabou causando um grande susto e não há notícia de que alguma providência vá ser tomada para reparar o dano tão cedo.
Um membro da comunidade do Distrito disse a reportagem que o risco é que com a destruição do Sistema de Tratamento de Esgoto, as fossas e esgotos das residências vão acabar acumulando e um vazamento ainda maior pode causar sérios danos ambientais e afetar diretamente a população e toda a localidade, que já se encontra em estado precário.
“É necessário a presença urgente de equipes ou membros do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) e da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) para ver as condições sanitárias que se encontra o Distrito. O despejo de esgoto no córrego é um prejuízo gigante pra nossa comunidade”, alertou o morador.
Enquanto isso uma fedentina alastrou por boa parte do setor do Distrito e o perigo é que a contaminação do córrego afete a comunidade que depende dela.