Tanque do sistema de tratamento de esgoto de Nova Mutum Paraná explode e deixa comunidade em estado de alerta - FOTOS

Um dos dois tanques do chamado Moderno Sistema de Tratamento de Esgoto do Distrito de Nova Mutum Paraná acabou explodindo e despejando milhares de litros de dejetos e detritos de esgoto de fossa pelas ruas.

Tanque do sistema de tratamento de esgoto de Nova Mutum Paraná explode e deixa comunidade em estado de alerta - FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início da manhã desta quinta-feira (21), por volta das 07h30, um dos dois tanques do chamado Moderno Sistema de Tratamento de Esgoto do Distrito de Nova Mutum Paraná, a 110 quilômetros de Porto Velho, acabou explodindo e despejando milhares de litros de dejetos e detritos de esgoto de fossa pelas ruas.
Os tanques ficam localizados na Rua Prainha, próximo da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, e foram doados pela Empresa Energia Sustentável do Brasil. Litros e litros de água fétida e detritos estão derramados e caindo direto num pequeno córrego que fica ao lado do sistema.

Essa estação de tratamento de água e esgoto, que está sob os cuidados da Caerd, foi entregue à população de Nova Mutum Paraná no dia 19 de janeiro deste ano, quando o próprio governador, Confúcio Moura, participou da solenidade de inauguração. Na ocasião foi realizada inclusive a assinatura do termo de doação do sistema de água e esgoto.

SUSTO E CONTAMINAÇÃO

De acordo com moradores daquela comunidade, em contato telefônico com a redação do Rondoniaovivo, o acidente acabou causando um grande susto e não há notícia de que alguma providência vá ser tomada para reparar o dano tão cedo.
Um membro da comunidade do Distrito disse a reportagem que o risco é que com a destruição do Sistema de Tratamento de Esgoto, as fossas e esgotos das residências vão acabar acumulando e um vazamento ainda maior pode causar sérios danos ambientais e afetar diretamente a população e toda a localidade, que já se encontra em estado precário.
“É necessário a presença urgente de equipes ou membros do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) e da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) para ver as condições sanitárias que se encontra o Distrito. O despejo de esgoto no córrego é um prejuízo gigante pra nossa comunidade”, alertou o morador.
Enquanto isso uma fedentina alastrou por boa parte do setor do Distrito e o perigo é que a contaminação do córrego afete a comunidade que depende dela.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS