O proprietário da empresa Eriksson Tecnologia, Anderson Eriksson ministrou o treinamento 10215 - Windows Server 2008 R2 para virtualização. Durante a capacitação o instrutor discorreu sobre vários métodos para virtualizar e focou também na virtualização do Servidor, onde também foram apresentadas várias ferramentas, algumas nativas do sistema operacional, algumas ferramentas pagas da Microsoft, com o objetivo de gerenciar o ambiente implementado durante o curso.
“Tudo que existe de novidade na Microsoft também foi apresentado para os participantes, inclusive um recurso chamado Live Migration – que possibilita ao usuário migrar a máquina virtual de servidor para outro”, disse.
A última etapa do treinamento aconteceu sexta-feira, 15, e no ponto de vista do instrutor a turma rendeu muito bem. “Eles conseguiram entender e demonstraram isso por meio de muita discussão e questionamentos. Realmente eles entenderam o processo e aprenderam para levar estes conhecimentos adquiridos para aplicar na empresa. Foi muito interessante e fiquei satisfeito pelo ótimo resultado deste treinamento que contou com 40 horas/aula, totalizando cinco dias de oito horas de teoria e prática”.
Sobre a estrutura da Escola SENAI Marechal Rondon, o instrutor falou que o SENAI o surpreendeu. “A Escola conta com máquinas para laboratórios que são servidores. É muito difícil encontrar isso, geralmente usam desktop, mas aqui no SENAI o hardware é muito bom e bem preparado. Esse curso exige muito, não tivemos problemas de laboratório. Realmente fiquei impressionado”, afirmou. Eriksson disse ainda que gostou muito da parceria com o SENAI pelos ótimos resultados. “Esta foi à primeira vez e esperamos que a parceria continue”.
Durante o treinamento foram usadas ferramentas como o System Center Virtual Machine Manager 2008 e o System Center Data Protection Manager 2010 que em conjunto agregam funções de Data Center dinâmico e possibilita a criação de um modelo de cloud privado.
A coordenadora de TI e Gestão, Núbia Mendes explicou que o SENAI Porto Velho é o primeiro Centro de Treinamento no Brasil a ministrar esse curso Oficial Microsoft: 10215-Implementing and Managing Server Virtualization. “Vale destacar que os alunos são profissionais oriundos de empresas como IDARON, SEBRAE, Grupo LJ e Sabenauto”, disse.
Núbia acrescentou que o SENAI tem interesse em disponibilizar um treinamento em Exchange 2010. “Vamos amadurecer a ideia, conversar com os alunos e montar turmas para que possamos oferecer mais treinamentos desta tecnologia”.
O curso também contemplou o lançamento do treinamento de Virtualização de Desktop da Microsoft, que aborda a criação da infraestrutura de desktop virtual (VDI) e virtualização de aplicação, trazendo vantagens como redução de TCO, agilidade nas implementações e simplifica o gerenciamento do ambiente de rede.