Comissão afirma que Secretaria de Segurança de RO descumpre compromisso de campanha firmado pelo Governador
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi com muito espanto e surpresa que os candidatos aprovados nas provas, objetiva, discursiva, teste físico, prova oral e de títulos, no último concurso da polícia civil, ouviram o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Dr. Ricardo, e o Assessor da SESDEC, Dr. Hélio,, dizerem em alto e bom som, em reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, na última quinta-feira, 14/04, que: “OS CANDIDATOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL - TODOS OS CARGOS - NÃO FAZEM PARTE DOS PLANOS DA “NOVA” SECRETARIA E NÃO SERÃO CONVOCADOS!”
É necessário que se faça justiça e frisar, nesse sentido, que o Dr. Ricardo estava representando o Secretário de Segurança Dr. Marcelo Bessa, e afirmou que estava ali para, apenas comunicar o teor da decisão interna tomada pela comissão por ele denominada de Conselho Superior da Polícia Civil. Trocando em miúdos, essa ordem não foi especificamente do representante do Secretário.
Compareceram a reunião, aproximadamente, 40 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, acompanhados do Deputado Federal Mauro Nazif, que sensibilizado pela luta legítima dos aprovados, aderiu à causa e tenta de todas as formas demonstrar ao poder público a necessidade da convocação de mais policiais para serem colocados a serviço do Povo Rondoniense, no presente caso, os candidatos acima mencionados.
A comissão de aprovados já identificou que, muito embora o Secretário de Segurança mostre simpatia à convocação, encontra forte resistência dentro daquela Secretaria por parte do Assessor Dr. Hélio, bem como do Diretor geral da Polícia Civil Dr. Claudionor, que já se manifestaram inúmeras vezes contrários a convocação dos referidos candidatos, sem, no entanto, conseguirem explicar os motivos da resistência. Sabe-se, porém, que a Polícia Civil está a todo vapor elaborando seu PCCS, Plano de Carreira Cargos e Salários, e reivindicando aumentos substanciais de salário, de onde se deduz que, não seria interessante para a diretoria, a qual publicamente almeja aumentar seus salários, onerar a folha de pagamento com mais policiais: “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
O que o dito Conselho Superior de Polícia Civil esqueceu de verificar, é que na sua campanha a governo do Estado, o atual Governador Confúcio Moura realizou reunião com o candidatos aprovados e comprometeu-se, se eleito fosse, a convocá-los, tendo elogiado o grupo na ocasião dizendo a todos que fazia questão de que viessem fazer parte do seu governo. Com isso, desnecessário dizer que o Governador a partir daquele momento ganhou a adesão da totalidade dos aprovados, bem como de seus familiares. Os candidatos aprovados fizeram a sua parte.
Tal compromisso de campanha, por certo, visava naquela ocasião um necessário aumento de efetivo nas fileiras da polícia civil – intenção esta também demonstrada pelo Governado anterior, bem como pelo Diretor da Polícia Civil a época - posto que, verifica-se no Estado, além de déficit significativo de efetivo, inclusive no âmbito legal, uma precária prestação de serviço de Segurança Pública, dado o aumento incontrolável da criminalidade.
Após a reunião na qual o porta-voz da Secretaria de Segurança literalmente descartou os aprovados em nome do referido “Conselho Superior”, estes se reuniram com o Chefe da Casa Civil, Dr. Ricardo Sá, o qual, gentilmente, pediu desculpas ao grupo em nome do Secretário de Segurança, afirmando ainda que, o Governador costuma honrar suas promessas de campanha, tendo marcado uma reunião dos candidatos aprovados com o Governador do Estado para quarta-feira (dia 20/05/11), reunião esta que terá a presença do Deputado Federal Mauro Nazif.
A comissão de aprovados, diante dos fatos, deseja externar que confia incondicionalmente no Governador Confúcio Moura, o qual, mesmo diante das inúmeras dificuldades que tem encontrado em seu início de gestão, já demonstra ter as rédeas da situação, bem como já deu início a um novo caminho ao povo de Rondônia. Caminho de Esperança, Honestidade, e, sobretudo, JUSTIÇA.
Somos brasileiros e aprendemos a nunca desistir. Abdicamos de muitas coisas da nossa vida para estudos diários. Com a realização das provas muitos não chegaram ao final do percurso. Outros chegaram à frente. E houve também aqueles que chegaram ao final da disputa com a mesma dignidade. Circunstancialmente somente alguns ergueram o troféu, mas não é a instituição e a população que têm que sagrar-se vitoriosas?
Assinado: Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil de Rondônia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!