Empresários de vários ramos de atividade assistiram última terça-feira (12) à noite, em Porto Velho, ao “Seminário de Orientação e Acesso a Crédito”, realizado pelo Banco da Amazônia e Sebrae. O evento tem agenda até junho deste ano, em todos os Estados da Amazônia Legal.
A proposta do evento, no auditório do Instituto Federal de Educação, é divulgar e facilitar o acesso às linhas de crédito do banco, especialmente o FNO (Fundo Constitucional do Norte). São recursos destinados a micro e pequenas empresas, detalhando prazos, taxas de juros, garantias e documentação necessária.
O seminário foi aberto pelo superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, e pelo gerente do Banco da Amazônia, Hélio Francisco Gerhardt, um dos palestrantes do evento, e pela economista Inácia Dias de Lima, do Sebrae.
Segundo a agenda do evento, além de Porto Velho, o seminário ocorreu simultaneamente nas cidades de Buritis, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Alta Floresta e Guajará-Mirim, sempre às 19h30.
De acordo com Gerhardt, apesar de não contar com grande número de agências, o Banco da Amazônia foi responsável por 86% de todo o crédito de fomento em Rondônia. Na Amazônia Legal, incluindo os Estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Roraima, Amapá, Acre, Pará, mais parte do Maranhão e de Mato Grosso, “foram mais de 1 bilhão de reais em Rondônia. Só para micro e pequenas empresas foram perto de 300 milhões de reais”.
As aplicações do banco estão incluídas, explicou o gerente, em 95 por cento dos municípios da região Norte, apoiando setores como turismo, agroindústria, indústria, comércio, serviços e cultura.
O seminário acontecerá ainda nos municípios de Monte Negro, Espigão do Oeste, Jaru, Extrema, Nova Brasilândia e Cerejeiras, dia 26 de abril. O cronograma se completa em 10 de maio, com as mesmas informações transmitidas nas localidades de Cujubim, Nova Mamoré, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Colorado do Oeste e Alvorada do Oeste.
Ao final do seminário, os empresários presentes esclareceram dúvidas, fizeram perguntas e foram orientados a procurar o Sebrae e Banco da Amazônia para obter mais informações. O procedimento é o mesmo em todas as demais palestras na Amazônia Legal.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800