Um crime ocorrido na noite de ontem (13) a poucos metros de uma festa – lançamento da Expovel 2011 – no espaço Braz Eventos, que reunia jornalistas de vários veículos, acabou fazendo com que a mochila que estava no interior do carro do jornalista e empres
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um crime ocorrido na noite de ontem (13) a poucos metros de uma festa – lançamento da Expovel 2011 – no espaço Braz Eventos, que reunia jornalistas de vários veículos, acabou fazendo com que a mochila que estava no interior do carro do jornalista e empresário Marcos S.G. fosse roubada.
O roubo ocorreu próximo ao prédio da Assembléia Legislativa, do 1º Batalhão da Polícia Militar, de uma escola infantil e algumas residências.
O carro, um Peugeot, teve a porta do passageiro arrombada e dentro do veículo retiraram a mochila - contendo 1 NETBOOK, uma placa Vivo 3 G, três agendas, DOIS carregadores de celular e alguns objetos (como canetas e blocos). O som automotivo não foi mexido.
Ainda ontem a noite foi tentado registrar uma ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia, porém o sistema estava fora do ar desde as 10h da manhã, a policial plantonista disse que roubos dessa natureza, com arrombamento de carro para roubar objetos de valor, acontecem todos os dias em Porto Velho. Foi feito então um BOP pela Polícia Militar, com a descrição do roubo.
A lavratura do Boletim de Ocorrência (sob número 11E1001003453) só pode ser feita nesta quinta-feira (14).
O delegado informou que ainda ontem mais três carros foram roubados da mesma forma, em horários próximos e no mesmo perímetro, próximo a Assembléia Legislativa.
TESTEMUNHA
Uma pessoa que estava próxima e de saída do evento testemunhou a ação, mas não percebeu que se tratava de um roubo. Ela viu um homem de estatura mediana e corpo largo (vestindo uma blusa clara) agachada junto a porta do Peugeot e pensou que o suspeito estava urinando, não imaginou que estivesse mexendo na porta.
De acordo com essa testemunha, o homem imediatamente entrou num veículo que estava estacionado a frente. Se tratava de um GOL/VW, de cor prata, quatro portas, vidros com insulfilm (popular fumê), Geração 5. “Com tivesse acabado de sair de um lava-jato”, disse ela.
A descrição da ação do ladrão se assemelha muito a um roubo ocorrido no último dia 04 e que foi flagrado por uma câmera de segurança. Naquela ocasião o ladrão, identificado como Herbert César Mota Gomes, 25 anos, se apresentou à polícia, foi qualificado e por ter se apresentando espontaneamente foi liberado em seguida.
MODUS OPERANTI
O delegado da 1ª DP disse ainda que o “modus operanti” desses ladrões é utilizar carros diferentes e que passem desapercebidos. Não se trata mais de LADRÃO “pé rapado”, mas “LADRÃO PLAYBOY”. São apresentáveis e usam roupas de grife.
Hoje os bandidos podem estar andando ao lado ou seguindo uma potencial vítima com bons carros. O delegado disse que até mesmo um Honda Civic já foi utilizado por ladrões.
“A polícia civil deve começar a investigar gente reincidente em arrombamento de veículos, com o mesmo “modus operanti”, para coibir e evitar ações criminosas dessa natureza”, disse o empresário.
“Não é vacilo do cidadão é falta de mais segurança no Estado. Falta ação mais efetiva da nossa polícia e tratamento de choque nessa bandidagem que assola as ruas da capital e municípios. Acredito que quando for feito o balanço semestral de ocorrências de crimes em Rondônia, o índice nos gráficos de assaltos vão estar acima do que estavam no ano passado, no mesmo período”, concluiu Marcos.
Policiais da delegacia disseram ter uma lista de prováveis suspeitos e que devem ser analisados, pois os casos têm aumentado em Porto Velho. Nas investigações, nem mesmo os ladrões conhecidos e que estão em liberdade são descartados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!