Comunidades de Calama e São Carlos recebem Tenda da Cidadania neste final de semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar nos dias 09 de 10 de abril, dos distritos de Calama e São Carlos, a primeira Tenda da Cidadania deste ano. Coordenado pela primeira dama de Porto Velho, o evento tem o objetivo de levar atendimento médico e ações sociais aos distritos e localidades carentes destes serviços. De acordo com Lucilene Peixoto nas tendas são levados serviços médicos, odontológicos, optométricos, de beleza, recreações infanto-juvenil, assistência social, emissão de documentos, manicuro, pedicuro, cortes de cabelos, alistamento militar, divulgação de projetos contra a violência e drogas com vídeos, músicas e danças, dentre outros.
De acordo Érica Munaretti, do gabinete do prefeito, este ano a primeira dama vai acrescentar o brechó que foi montado na 'Tenda Mulher, Rosas de Março', que foi muito bem aceito pelo público. De acordo com a programação montada pela primeira dama e as equipes da prefeitura a primeira tenda será em Calama no dia 09 e em São Carlos dia 10. Na manhã desta sexta feira as equipes, embarcaram toda a estrutura que será utilizada e as equipes que trabalharão nos dois dias. São doze horas de viagem até Calam de barco. “Vamos levar pelos menos sessenta colaboradores das secretarias e das coordenadorias e todo material para o atendimento dos moradores. Vamos chegar à noite e já começar a montar a Tenda, para que às oito horas da manhã de sábado comecem os atendimentos”, informou Érica.
Os atendimentos são para os moradores dos núcleos urbano e rural de Calama e São Carlos. O atendimento às comunidades acontecerá em Calama no sábado, de 8h até às 15 horas e no mesmo dia as equipes e estrutura se deslocarão para São Carlos distante cerca de quatro horas de viagem também de barco. Esta tenda acontecerá no domingo, 10, de 8h até às 15 horas. A chegada em Porto Velho está prevista para a madrugada de segunda-feira, 11.
Além da prestação de serviços, como vacinação, exames médicos, tratamento odontológico, consulta oftalmológicas e distribuição de óculos, a Tenda da Cidadania inclui uma ampla programação de cultura, lazer e esporte. Também é feito um trabalho de conscientização de assuntos diversos como a questão de gênero e a necessidade de preservar o meio ambiente. Em outras oportunidade a primeira dama, falou do grande desafio que é a Tenda. "São vários os obstáculos, a começar pelo envolvimento e articulação de uma numerosa equipe, formada por pessoas de todas as secretarias da prefeitura e parceiros de órgãos públicos das esferas estadual e federal. Também é problemático o deslocamento de servidores e equipamentos necessários para prestar os atendimentos para locais distantes da cidade. O projeto ainda exige a boa vontade e a compreensão dos funcionários que deixam suas casas nos finais de semana para trabalhar em prol da comunidade", relatou.
Outras Tendas
A primeira Tenda foi realizada em agosto de 2006, em São Carlos no Baixo Madeira, onde mais de mil pessoas foram atendidas e também em Jacy Paraná com atendimento a mais de 3 mil pessoas com cursos profissionalizantes, expedição de documentos, palestras educativas, Bolsa Família, consultas médicas, exames laboratoriais, tratamento odontológico, além de várias modalidades esportivas, recreativas e culturais.
Em maio de 2007, os serviços foram levados ao distrito de Extrema, na divisa de Rondônia com o Estado do Acre, onde mais de três mil pessoas receberam os serviços. Em setembro do mesmo ano (2007) a Tenda chegou aos distritos de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, totalizando um atendimento de mais de 5 mil pessoas. Em julho de 2009, a estrutura foi para Calama e Nazaré; em agosto os serviços foram levados à União Bandeirantes e em Setembro Fortaleza do Abunã recebeu a estrutura.
Em outubro foi a vez de Rio Pardo e em novembro Abunã e Mutum Paraná. Em abril de 2010, Jacy Paraná recebeu novamente as equipes da prefeitura, reunindo milhares de pessoas que usufruíram dos diversos serviços prestados na Tenda da Cidadania. Em novembro de 2010 o projeto contemplou a população do distrito de Rio Pardo, a 160 quilômetros da capital rondoniense, sentido Acre.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!