Horários incompatíveis e reuniões com funcionários da mesma empresa colocam em dúvida assembléia do Sindecom

Horários incompatíveis e reuniões com funcionários da mesma empresa colocam em dúvida decisões de assembléia do Sindecom

Horários incompatíveis e reuniões com funcionários da mesma empresa colocam em dúvida assembléia do Sindecom

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma nova denúncia envolvendo o SINDECOM (Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Velho) traz à tona a credibilidade das definições aprovadas em assembléia pelo sindicato, que é presidido há mais de vinte anos pelo comerciário Denis Souza de Oliveira.
Dessa vez, membros do Comitê de Oposição Comerciária, órgão representando por um grupo de comerciários que se dizem revoltados com a forma como o Sindecom vem sendo gerido ao longo dos tempos, afirmaram que as assembléias estão sendo agendadas em horários e condições que dificultam a livre participação de toda a categoria e inclusive que os poucos comerciários presentes nas assembléias são quase em sua totalidade funcionários de uma mesma empresa em que o proprietário tem ligações diretas com o presidente do sindicato.
Acontece que nos dias em que é realizado á assembléia, os funcionários da loja são transportados por um carro da própria empresa que os levam até o local, fato esse que claramente constrange o trabalhador, pois tira dele a liberdade de reivindicar aquilo que lhe é necessário no momento em que ele está dentro um local que deveria representar á ele, e não seu patrão. A presença dos trabalhadores acaba tornando-se algo fictício, apenas para fazer quorum e dar respaldo legal a qualquer decisão tomada nessa assembléia.
Porém se tais decisões fossem para defender realmente o comerciário com o sindicato fazendo o seu papel de mediador entre patrão-funcionário, o empresário se disponibilizaria em transportar seus funcionários até a assembléia sem qualquer interesse com aquilo que é definido nas reuniões do sindicato? Essa é a indagação que os membros do Comitê de Oposição Comerciária fazem diariamente.
Outro fator intrigante á que as assembléias estão sendo sempre agendadas entre os horários das 18h00 e 19h30, e como é de conhecimento de todos, os horários comerciais tendem a se entender após as 18h00, tirando o direito de grande parte dos trabalhadores participarem dos assuntos de importância para a classe que são colocados na assembléia do sindicato.
“Como pode um líder sindical que é presidente de uma associação de comerciários não saber que nesses horários grande parte dos trabalhadores ainda estão realizando seus serviços? Precisamos conclamar a categoria para finalmente participarmos de verdade das definições que são feitas dentro do Sindecom”, concluiu o comerciário Fernando Teixeira.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS