Comportas do Vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel são abertas

Comportas do Vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel são abertas

Comportas do Vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel são abertas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi realizada por volta das 18h desta segunda-feira, 04 de abril, a abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A ação foi executada em virtude dos altos índices pluviométricos ocorridos no Estado de Rondônia, mais precisamente na bacia hidrográfica do Rio Jamari.

Com o grande crescimento da vazão do afluente da UHE Samuel, ontem o lago superou a capacidade de armazenamento de 100% do volume útil do reservatório ao atingir a cota 87,41m, ou seja, quarenta e um centímetros acima do nível normal de operação da Usina. No início da madrugada desta terça-feira, o lago registrou aumento de mais três centímetros em seu nível, sendo necessário elevar a vazão vertida. Com a abertura das cinco comportas, podem ser despejadas no Rio Jamari, até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo. 

A comunidade localizada a jusante da Usina foi comunicada com antecedência sobre a abertura do vertedouro através da coordenação do Meio Ambiente da Empresa.

De acordo com o Gerente da Eletrobras Eletronorte, em Rondônia, Edgard Temporim Filho, o vertedouro poderá ficar aberto enquanto durar o período de fortes chuvas na região. “Não há uma data certa para o fechamento do vertedouro. O controle do nível da água é realizado a cada hora pelos técnicos da operação; enquanto a chuva não cessar o vertedouro continuará aberto, até o manter o nível aceitável para segurança da Usina”, explica o Gerente.

 Todo o controle do lago está sendo acompanhado pelo Operador Nacional do Sistema – ONS que é responsável pela coordenação da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Geração

A UHE Samuel possui potência instalada de 216 MW. Em 2009 a Usina bateu o recorde de geração de energia. O total entregue ao Sistema Acre – Rondônia foi de 910.889 MWh. Esse número equivale a uma média mensal de 103,98 MW, que representa uma diferença superior a 20% em relação à energia assegurada da Usina (em torno de 85 MW).

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS