Cine SESI Cultural reinicia atividades em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto circula desde 2002, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas de mais de 400 cidades participaram das exibições. Em 2009, o Cine SESI aportou em mais de 80 cidades dos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. O projeto é direcionado para cidades que não têm cinema.
Na temporada de 2010, o projeto se estendeu à região Norte, e chegou a Rondônia iniciando as exibições pelos municípios de: Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Buritis, Machadinho, Jaru, Ouro Preto, Santa Luzia, Guajará Mirim, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste e Cerejeiras. A primeira etapa acontece até o dia 09 de novembro.
As atividades de exibição serão retomadas em abril deste. A viagem cinematográfica desta nova fase do SESI Cine Cultural vai passar por São Miguel do Guaporé, com exibições dias 8,9 e 10 de abril; na sequencia em Santa Luzia do Oeste, no dias 15, 16, e 17 de abril; Pimenta Bueno, dias 22, 23 e 24 de abril; Espigão do Oeste, dias 29,30 de abril e 1º de maio de 2011.
Além das exibições dos filmes em 14 cidades, o Cine SESI escolhe duas cidades para realização de oficina de curta metragem com a técnica de stop motion. Estas oficinas aconteceram em Guajará-Mirim e Presidente Médici.
A coordenadora de Cultura – SESI/RO, Lidiane Bandeira salienta que neste final de semana o CINE SESI inicia suas atividades em Presidente Médici, cidade onde ocorreu ano passado oficina de curta metragem com 20 participantes. “Hoje, durante a primeira exibição entregaremos aos participantes da oficina, os certificados e exibiremos para toda cidade o curta-metragem produzido pelos alunos”.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú destacou a importância social e cultural do projeto Cine SESI Cultural. “O SESI e sua equipe mais uma vez deram um show de comprometimento social e cultural com a indústria e seus trabalhadores. Sempre fiz questão de frisar que parcerias são fundamentais para que as ações aconteçam e tragam resultados. A parceria com a Construtora Camargo Corrêa é a prova disso. Esta sinergia resultou neste êxito que contou com a presença maciça de centenas de colaboradores que trabalham no canteiro de obras deste empreendimento gigantesco que é a Usina Jirau”.
O superintendente interino do SESI/RO, Celso Zanelatto ressalta a importância da iniciativa. “Tivemos a oportunidade de levar cultura e lazer para vários municípios do estado de Rondônia, como Guajará-Mirim, Alto Paraíso, Machadinho do Oeste, Buritis, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Santa Luzia do Oeste, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste e Cerejeiras, onde não existem salas de cinema. No total, o projeto visa contemplar 14 municípios do Estado e já foi visto por mais de 2,8 milhões de pessoas em mais de 400 cidades no País”, comentou.
Patrocinado pelo SESI e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira, o Cine SESI Cultural chega a sua 10ª edição. O projeto desembarcou em Rondônia, onde irá percorrer 14 cidades até o dia 15 de maio de 2011.
As projeções ocorrem sempre a partir das 18h30 na sexta-feira, sábado e domingo, ao ar-livre - em área cedida ao SESI, em acordo com a prefeitura local, podendo ser em uma praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos. Durante os três dias de exibição em cada cidade serão apresentados um curta e um longa metragem para a população presente.
Os filmes são exibidos em tela alto alvura de 12 x 5 metros, com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!