São registrados 250 casos de tuberculose por ano na Capital

São registrados 250 casos de tuberculose por ano na Capital

São registrados 250 casos de tuberculose por ano na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Em plena semana de ativismo no combate à tuberculose, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), tenta sensibilizar a população e profissionais da saúde no aumento de novos casos de sintomáticos respiratórios. Atualmente Porto Velho registra em média por ano cerca de 250 casos de tuberculose.

 Ruth Bessa, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semusa, relata que a 1ª semana de ativismo contra a tuberculose tem por objetivo, sobretudo de intensificar a conscientização e o número de exames e por conseqüência, os tratamentos dos sintomáticos respiratórios. “A conscientização aumentará o número de casos registrados, e consequentemente de pessoas pesquisadas com possíveis sintomas da doença”, afirma Bessa.

 Nesta quarta-feira, dia nacional de combate a tuberculose, aconteceu a abertura oficial da Campanha de Ativismo na Unidade de Saúde da Família do Socialista, local onde serão intensificadas as ações preventivas na busca dos pacientes sintomáticos respiratórios. “Precisamos conscientizar a população sobre os riscos da doença”, observa Miranda.

 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20 mil pessoas adoecem e cinco mil morrem por causa da doença diariamente. No Brasil, há 50 milhões de infectados e uma media de 100 mil novos casos por ano. Segundo a OMS, seis mil mortes são registradas a cada ano no país. Em Rondônia, a número de doentes chega a cerca de 700. Destes, metade apenas em Porto Velho.

Informações

 Mais informações sobre os sintomas, tratamento da tuberculose ou sobre a 1ª semana de ativismo no combate a tuberculose podem ser obtidas pelo telefone 3901-2822 de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS