Durante o combate do narcotráfico no município de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, a Polícia Federal juntamente com a Força Nacional apreendeu droga em dois lugares diferentes e prendeu duas pessoas na manhã desta segunda-feira (14).
Na barreira policial montada na BR 425, na Base Cristal, os policiais ao abordarem por volta de 9h um caminhão de uma empresa de pneus, o cão farejador adentrou ao baú do veículo onde estavam alguns pneus e a maioria estava sem câmara inflável, exceto um que chamou a atenção do animal e dos policiais. Ao observarem melhor o pneu, os agentes localizaram a quantia de 16,400g de pasta base.
O homem das iniciais E.E.O., de 38 anos, confessou aos policiais que foi aliciado em uma borracharia do município por dois bolivianos que estavam em um veículo marca Toyota, de cor branca, onde receberia na rodoviária de Porto Velho a quantia de R$ 3.000,00 pelo transporte. O acusado ainda disse que esta foi a primeira vez que transportava droga já que é motorista de uma empresa de pneus.
Mais apreensão
Após a apreensão da pasta base, os policiais federais e policiais da Força Nacional deram continuidade ao combate de droga na fronteira, quando por volta de 12h20min desconfiaram da atitude suspeita de um motociclista que transitava pela Avenida XV de Novembro. Em frente a uma empresa de material de construção, os policiais abordaram o homem das iniciais G.G.P., de 22 anos, que usava uma mochila da cor preta onde estavam acondicionados 12 quilos de cocaína.
O padeiro relatou aos policiais que no dia anterior foi contratado por um homem conhecido por “Elson” para buscar a droga em um porto clandestino do município e deveria transportar os pacotes de substância entorpecente até a Capital do estado onde ganharia a quantia de R$ 3.000,00 no ato da entrega. O acusado afirmou que iria esconder a droga em um matagal e pretendia viajar em um táxi levando a cocaína.
O caminhão e o motorista foram conduzidos a Delegacia de Polícia Federal em Guajará-Mirim, assim como a motocicleta modeloTwister de cor preta e o padeiro, além dos mais de 26 quilos de droga. O delegado da Polícia Federal, Júlio Mitsuo Fujiki, autuou primeiramente E.E.O. e posteriormente o segundo acusado de tráfico de droga. O delegado enfatizou que os agentes continuarão com ações de repressão do narcotráfico na fronteira.