Objetivando o fortalecimento da piscicultura no Estado, estiveram visitando produtores de peixes dos municípios de Ouro Preto do Oeste e Urupá uma equipe da Mar & Terra representada pelo seus investidores na pessoa do Sr. Pierre Landolt, o seu filho Nicolas Landolt, o presidente da empresa Jorge Souza e técnicos da EMATER/RO, SEAGRI e CEPLAC. Comitiva foi recepcionada pelo deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Edson Luiz Vicente, que mostraram o potencial da piscicultura que vem sendo desenvolvido no Estado.
A Mar & Terra é uma empresa especializada na criação e processamento de espécies de peixes nativos brasileiros, como o Pintado e o Pacu, provenientes da região do Pantanal, e o Pirarucu e o Tambaqui, da Amazônia. Atualmente esta empresa tem os olhos voltados para o Estado de Rondônia por apresentar um quadro de crescimento significativo e surpreendente em relação aos demais estados da Amazônia. Em contato com a SEAGRI, SEDES e EMATER-RO a Mar & Terra tem comprado pirarucu e tambaqui (em menor escala) de nossos piscicultores.
Reconhecendo o potencial de desenvolvimento da atividade, tem acenado com a intenção de implantar no Estado um frigorífico e uma fábrica de ração; esta intenção resultou em algumas ações como a contratação de um técnico que deve percorrer o estado identificando possíveis parcerias e dando apoio aos piscicultores interessados na criação de pirarucu sempre com o suporte e acompanhamento de técnicos da SEDES, SEAGRI e EMATER-RO.
O investidor e exportador de pescado Pierre Landolt, disse que o Estado de Rondônia reúne todas as condições para se tornar um grande produtor de peixes em especial o pirarucu e para isso será investidos recursos para fomentar o setor. Pierre parabenizou a iniciativa do governo do estado em fortalecer a piscicultura na ocasião sendo representado pelo titular da SEDES Edson Luiz Vicente e a Assembléia Legislativa na pessoa do deputado estadual Marcelino Tenório ambos afirmaram que a visita da comitiva foi bastante produtiva.
“O objetivo era conhecer e ouvir as expectativas desses piscicultores em relação à atividade que exploram aproximando os elos dessa cadeia produtiva o que poderá desenhar um novo cenário de desenvolvimento desta atividade no Estado”, otimizou Edson Vicente.