A maioria dos consumidores de frutas cítricas ainda não ouviu falar de uma fruta chamada Decopon, mas ela existe e já é cultivada em Rondônia. Decopon (ou Dekopon) é uma tangerina híbrida, que impressiona pelo tamanho do fruto, e é de cultivo ainda recente no Brasil. A fruta é cultivada em Rondônia pelo agricultor Francisco Cunpian Chanches, um conhecido produtor de frutas de Santa Luzia do Oeste - município localizado entre Rolim de Moura e Alta Floresta do Oeste - região de relevo muito ondulado e clima favorável ao cultivo de frutas e verduras.
A Decopon é resultado do cruzamento das tangerinas Ponkan e Targor Kiyomi, realizado Japão. Trazida para o Brasil a planta se adaptou muito bem, e chega produzir até 15 toneladas por hectare. “Cada fruto pesa em média 400 gramas, mas alguns frutos chegam a pesar mais de um quilo”, diz o produtor.
Francisco conta que trouxe do estado de São Paulo, apenas três estacas de Decopon. Plantou suas três primeiras mudas, fez a multiplicação através da enxertia e hoje já possui 250 plantas da fruta exótica em franca produção. Como toda tangerina, a Decopon tem a vantagem de ser fácil para descascar. Ela possui uma protuberância acentuada na base do pedúnculo e coloração semelhante à ponkan.
Quando está madura a polpa é alaranjada, macia e doce, com a virtude de não possuir sementes. O ponto ideal de maturação acontece de sete a dez dias depois da colheita, período em que os frutos devem permanecer em descanso. Esta prática diminui a acidez e melhora a aceitação das frutas no mercado.