Duas unidades de saúde da capital contam com Teste Rápido para período pós-carnaval
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As unidades de saúde José Adelino e Rafael Vaz e Silva foram preparadas para atender a população com o teste rápido e assistência psicossocial para quem está em situação de risco. O trabalho é uma continuidade da campanha de prevenção iniciada quinta-feira passada (02), no começo do carnaval, quando a secretaria municipal de Saúde (Semusa) lançou a campanha de prevenção à AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no carnaval 2011, que segue o modelo do Ministério da Saúde (MS) sob o tema: “Sem camisinha não dá. Seja qual for a fantasia, use sempre camisinha”.
A Semusa lançou uma campanha de prevenção e atuou durante todos os dias do carnaval, nos blocos e nos clubes, levando informações e orientações para a prevenção de doenças e gravidez indesejada.
Com o aumento de blocos e de brincantes, a preocupação é que haja a promoção da saúde, mas a rede municipal também esta preparada para atender qualquer indivíduo infectado. A equipe da Semusa denomina o atendimento como a segunda fase da campanha, onde no período de 30 dias o folião pode fazer o teste, que tem resultado e acompanhamento imediato. “Todas as unidades tem o teste convencional, que leva aproximadamente 20 dias para obter o resultado, mas no período festivo é melhor que a prefeitura disponibilize o teste rápido” – disse o secretário da Semusa Williames Pimentel.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!