Semusa alerta para prevenção com Pit Stop
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As ações preventivas da Prefeitura para o período carnavalesco começou nesta quinta-feira (03) com um Pit Stop organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na esquina das ruas Rio Madeira com a Calama. O secretario municipal de Saúde Williames Pimentel disse que devido o alto índice de partos juvenis registrados na maternidade Mãe Esperança, o poder público municipal age com o planejamento reprodutivo, orientações ao público infantil e juvenil, e contra a violência sexual. O Pit Stop é uma estratégia para dar visibilidade às ações da Saúde, mobilizar a sociedade para lutar contra o problema social, e sensibilizar a todos para os riscos oriundos do período carnavalesco.
Vários profissionais foram para as ruas orientar a população, distribuir panfletos com informações sobre o planejamento reprodutivo e a violência sexual contra crianças e adolescentes. A prefeitura colocou a disposição da comunidade, em todas as unidades de saúde, métodos contraceptivos para atender os foliões, em especial adolescentes com idade de 15 a 19 anos, faixa etária que representa 27,97% do total de partos registrados no ano de 2010 pela maternidade municipal.
Na sexta-feira (04) a equipe da Semusa estará no aeroporto Belmont e no sábado na Banda do Vai Quem Quer, distribuindo panfletos e preservativos. A iniciativa segue os parâmetros do Ministério da Saúde (MS) sob o tema “Adolescente maneiro, não deixa faltar no seu kit: folia e camisinha”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!