Comunidade do Joana D’Arc começa a trabalhar com maquinário de beneficiamento do Babaçu

Comunidade do Joana D’Arc começa a trabalhar com maquinário de beneficiamento do Babaçu

Comunidade do Joana D’Arc começa a trabalhar com maquinário de beneficiamento do Babaçu

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto equilíbrio do meio ambiente com manejo da cadeia produtiva do babaçu, coordenado pela ONG Raiz Nativa em parceria com a Fundação Banco do Brasil e ASPROELI (Associação dos Produtores e Produtoras Rurais entre Linhas), começa uma nova fase.
 
Após meses de intensos trabalhos dentro da comunidade do Assentamento Joana D’Arc I, o maquinário começa a ser utilizado pelos agricultores cadastrados no projeto, as maquinas irão beneficiar o babaçu extraindo o seu óleo.
 
Porém, de acordo com a Coordenadora Geral da ONG Raiz Nativa Elisabete Rodrigues, para que se tenha um aproveitamento ao máximo desse maquinário, além das medidas de segurança, é importante palestras com a comunidade ensinando a melhor utilização do maquinário.
 
“Para expor à comunidade a melhor forma de trabalhar com esse maquinário, convidamos técnicos que trabalham e desenvolvem projetos relacionados ao nosso trabalho, para que eles possam ministrar cursos e oficinas na comunidade, pois isso qualifica cada vez mais o agricultor que irá se beneficiar com o nosso projeto”, afirmou Elisabete Rodrigues.
 
Por esse motivo, na última semana a ONG Raiz Nativa, levou até o Assentamento Joana D’Arc, dois técnicos do município de Cacoal.
 
João Paulo Travain e Valmir Travain realizaram um seminário ensinando métodos e técnicas para o trabalho, manuseio e manutenção do maquinário. Além dos técnicos, também participou das atividades o Deputado Federal de Rondônia, Padre Ton.
 
Segundo o conselheiro deliberativo da ONG Raiz Nativa, Elias Corrêa, a participação representantes da sociedade e profissionais do setor da agricultura, motiva a comunidade.
 
“Com a implantação desse projeto os agricultores do Assentamento Joana D’Arc, passaram a sentir que estão incluído dentro de um processo de cadeia produtiva com responsabilidade ambiental, por isso a participação não só de ONG’s mais também de toda a sociedade civil organizada, ajuda a melhorar a vida dessas pessoas”, concluiu Elias Correa.
 
De acordo com os coordenadores da ONG Raiz Nativa, os trabalhos continuam de forma incansável e gradativa para que em breve esse maquinário possa se reverter em renda para a comunidade.
 
Contato
 
Confira as fotos dessa visita através do blog www.ongraiznativa.blogspot.com ou quem tiver duvidas ou queira mandar sugestões, idéias ou até mesmo ser um colaborador dos trabalhos desenvolvidos pela ONG pode enviar e-mail para assessoria.raiznativa@gmail.com
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS