TRT estuda pedido de doação de computadores para ensino de 1º grau em presídios de RO

TRT estuda pedido de doação de computadores para ensino de 1º grau em presídios de RO

TRT estuda pedido de doação de computadores para ensino de 1º grau em presídios de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB de Rondônia solicitou sexta-feira (25) à Justiça do Trabalho a doação de computadores usados para implantação do ensino de 1º grau nas principais unidades do sistema penitenciário estadual. Na audiência com a presidente do TRT da 14ª Região, desembargadora Vania Abensur, o presidente da CDH, advogado Pedro Alexandre Moreira, afirmou que 60% dos presos que cumprem pena nos presídios de Rondônia são analfabetos.

A meta, segundo Pedro Moreira, é reverter esse quadro e transformar o sistema num exemplo para o país e o mundo, pois da forma como funciona não se consegue recuperar ninguém.

O maior obstáculo para o alcance dessa meta é superlotação das celas em todas as unidades do sistema. Se nada for feito logo, e não houver a mobilização da sociedade, a tendência é a situação ficar pior. De acordo com o presidente da CDH, além da superlotação ainda há 4.700 mandados de prisão para serem cumpridos.

 A maioria dos presos tem idade máxima de 30 anos e nasceu na época da ditadura militar, que segundo Pedro Moreira é responsável pelo fim do ensino positivado e terminou contribuindo para a má formação de milhares de jovens da época.

 A desembargadora Vania Abensur disse que o Tribunal fará todo o possível para ajudar na implantação do projeto, auxiliando inclusive na realização de palestras sobre direitos básicos dos trabalhadores. A ideia é desenvolver atividades de conscientização direcionadas aos apenados por intermédio dos projetos de responsabilidade social do TRT, alinhados à Meta “4” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 Preocupada ainda com os relatos sobre a falta de ocupação dos presos, ela admite que uma simples palestra sobre direitos básicos do trabalhador por juízes do Tribunal, pode incentivar a pratica de trabalho nos setores de cozinha industrial, panificadora e hortas comunitárias.

 Pedro Moreira explicou, em seguida, que os computadores darão apoio às atividades pedagógicas, cujas primeiras experiências  já preparam 238 presos condenados a mais de 20 anos de prisão para ingressarem no ensino de 2º grau.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS