Prefeitura analisa pedido de providências do MP

Prefeitura analisa pedido de providências do MP

Prefeitura analisa pedido de providências do MP

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O assessor executivo especial do prefeito Roberto Sobrinho, Wilson Correia, reuniu vários secretários, coordenadores e técnicos municipais para análise de um parecer técnico realizado pela Promotoria do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e dos Patrimônios Públicos, Histórico, Cultural e Artístico. O documento do MP enviado à prefeitura, tem como assunto as recentes inundações ocorridas no bairro Pedrinhas, nas Ruas Jamary e José Bonifácio entre as Ruas Pascoale Di Paolo e José R. Filho. O MP fez recomendações de médio prazo e ainda, de medidas urgentes.
 
“Convocamos esta reunião para estudo do parecer técnico do Ministério Público, onde segundo a promotoria, existem pontos críticos impedindo o fluxo de águas do Canal das Pedrinhas. A maioria do que é apontado no documento é de conhecimento da prefeitura, e já existem ações para corrigir muitos destes problemas, inclusive trinta dias atrás, a Semusb desentupiu bocas-de-lobo naquela região para facilitar o escoamento das águas das chuvas. Temos também que levar em conta que há dificuldades com o acesso em alguns pontos provocados por ocupações em áreas impróprias para a moradia. São construções levantadas há décadas, que devido a estas obras houve diminuição e desvio do leito natural do canal, causando problemas para a cidade”, apontou Wilson Correia.
 
Para analisar o documento e discutir providências nos casos em que realmente apresentam problemas, foram convocados os secretários do Meio Ambiente (Sema), de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), de Fazenda (Semfaz), de Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb), de Assistência Social (Semas) e Defesa Civil.         
 
De acordo com o pedido do Ministério Público, através da procuradoria de meio ambiente foram sugeridos estudos geológicos do canal e ainda desapropriações e remanejamento dos moradores das Áreas de Proteção Permanente (APP). Também o MP quer que novas ocupações sejam impedidas na área em questão.
 
“Vamos concluir o estudo do pedido e responder dentro do tempo hábil ao Ministério Público, com informações sobre os nossos projetos e ações que já foram executadas preventivamente com relação às ocupações irregulares, limpeza e aprofundamento de canais e remanejamento de várias famílias de áreas de risco para residências novas e bem localizadas”, apontou Wilson.
           
Providências
 
Algumas decisões foram tomadas na reunião. A Semob deve iniciar nos próximos dias os serviços de melhorias no Canal das Pedrinhas. A Semur vai continuar com o levantamento das construções instaladas ao longo das margens do Canal. Ainda na primeira semana de Março será realizada uma ação conjunta com as secretarias de controle, Sema, Semfaz, Semur, Semusb e Defesa Civil, com relação às casas que estão interferindo no canal. Após esta reunião, as secretarias estruturantes, Semob e Semusb vão discutir com os proprietários das residências sobre as obras necessárias para a liberação das áreas do Canal. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS