Porto Velho deve entrar em Situação de Alerta por causa da cheia do rio Madeira

Porto Velho deve entrar em Situação de Alerta por causa da cheia do rio Madeira

Porto Velho deve entrar em Situação de Alerta por causa da cheia do rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O nível das águas do rio Madeira em Porto Velho, deverá atingir na próxima segunda- feira, 21, 15 metros, esta é a medida limite para que o prefeito decrete Situação de Alerta. Este é um ato realizado todos os anos, através da orientação da coordenação municipal de Defesa Civil (CMDC), que acompanha diuturnamente o volume das águas do rio Madeira. Na sexta-feira, 18, a régua milimétrica, que faz a leitura da medida do nível do rio, marcava 14 metros e 31 centímetros. Segundo estas leituras diárias, o nível está subindo em média, cerca de 15 centímetros.

“Está tudo dentro da normalidade, não se trata de enchente, e sim do fenômeno natural do rio Madeira que neste período sobe em um ritmo constante, e não tem comunidades em risco e nem casas alagadas. O prefeito Roberto Sobrinho será comunicado assim que o nível chegar nos 15 metros, que é um número padrão, então ele decretará a Situação de Alerta”, explicou o coordenador da CMDC, Cel. Reinaldo Silva.

Com a Situação de Alerta decretada, entra em vigor o Plano de Contingência Municipal, que aciona automaticamente todas as secretarias municipais para ficarem de prontidão com relação às comunidades do rio Madeira. As secretarias que ficam mais à frente desta ação junto com a CMDC, são as de Assistência Social (Semas); de Saúde (Semusa); de Serviços Básicos (Semusb); de Obras (Semob), de Educação (Semed); de Transportes e Trânsito (Semtran) e o gabinete do prefeito.

Padrão Anual

Todos os anos, de janeiro a março, o rio Madeira alcança os 15 metros. Conforme medições da CMDC, as medidas feitas através do fluviômetro, o nível chegou aos 15 metros em 2007, no mês de março; em 2008, em fevereiro, em 2009 e 2010, em março e agora em 2011, em fevereiro. A próxima etapa da Situação de Alerta é a Situação de Emergência, mas Reinaldo afirma, que “não há este risco em nossa cidade com relação ao rio Madeira. Recebemos uma visita da Defesa Civil Nacional que analisou a região e concluiu que a Situação de Emergência não cabe em nossa realidade”, explicou.

A Situação de Emergência é reconhecida quando há uma grande destruição de residências e patrimônios, como os ocorridos recentemente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS