Porto Velho sedia encontro de gestores de Assistência Social da região Norte

Porto Velho sedia encontro de gestores de Assistência Social da região Norte

Porto Velho sedia encontro de gestores de Assistência Social da região Norte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho organizou e está sediando o 4º Encontro Regional Norte do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento realizado no auditório da Fatec, começou às 18 horas desta quinta feira (17), e encerra-se às 18h20min, nesta sexta (18). Representantes de vários municípios de todos os Estados da região Amazônica prestigiam a programação. O diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques, representa a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, que representou o prefeito Roberto Sobrinho, o encontro tem como objetivo construir estratégias de consolidação do processo de municipalização da assistência social, levando em consideração a diversidade e as especificidades regionais. “É um evento muito importante para assegurarmos as peculiaridades regionais na agenda do governo brasileiro, emplacar nossas demandas e as políticas públicas a serem aplicadas”, disse.

Benedita Nascimento ainda declarou, que o esforço conjunto dos gestores é importante para erradicar as diferenças regionais e diminuir os índices de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Após destacar o apoio de Roberto Sobrinho para sediar o evento, a secretária declarou: “vamos construir uma agenda sólida para mudar a nossa realidade”.

A secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, enviou mensagem gravada, saudando os gestores e enfatizando a importância da consolidação do SUAS, para a construção da política social do país. “A realidade regional vai definir os parâmetros da assistência social no Brasil, com  o objetivo de reduzir as desigualdades”, afirmou.


Depoimentos

O diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques, disse ser importante a presença do Governo Federal nesses encontros, para ficar mais próximo dos gestores, tirar dúvidas e ao mesmo tempo fazer avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios e regiões. “Atualmente, temos a adesão de 100% dos estados e 99,5% dos municípios. Com a implantação do SUAS em 2005, o Brasil conquistou grandes avanços na área social”, enfatizou.

A presidente Nacional do Congemas, Ieda Castro, declarou que encontros semelhantes já aconteceram nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Sul. No Sudeste, o evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro próximo, no Rio de Janeiro. “Reunimos os gestores para discutir as dificuldades e buscar soluções conjuntas”, comentou, acrescentando que a prefeitura de Porto Velho, aderiu ao SUAS em 2006.

Para a articuladora do Congemas na Região Norte, Jane Benedetti, o encontro é um espaço para os gestores municipais exporem suas dificuldades, tratar de situações específicas e criar alternativas para avançar na consolidação das conquistas sociais. “Esse evento também serve de preparo para o encontro nacional que faremos em Belém nos próximos dias”, explicou. Ela parabenizou a organização do evento e ao prefeito Roberto Sobrinho. “Tudo está bem organizado e vocês estão de parabéns”, completou.

A vice-presidente do Congemas, no Pará, Rita Abreu, o encontro serve para que os gestores sociais do Norte busquem tratamento diferenciado para os seus problemas, em busca do desenvolvimento da assistência social na região.

Autoridades

Prestigiaram o evento, a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldanã; a deputada estadual Epifânia Barbosa; o secretário adjunto de Assistência Social de Rondônia, Márcio Antônio Félix, que representou o governador Confúcio Moura; o vereador Sid Orleans; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, além de prefeitos e secretários de diversos municípios do interior do Estado.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS