Porto Velho sedia encontro de gestores de Assistência Social da região Norte
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho organizou e está sediando o 4º Encontro Regional Norte do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento realizado no auditório da Fatec, começou às 18 horas desta quinta feira (17), e encerra-se às 18h20min, nesta sexta (18). Representantes de vários municípios de todos os Estados da região Amazônica prestigiam a programação. O diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques, representa a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, que representou o prefeito Roberto Sobrinho, o encontro tem como objetivo construir estratégias de consolidação do processo de municipalização da assistência social, levando em consideração a diversidade e as especificidades regionais. “É um evento muito importante para assegurarmos as peculiaridades regionais na agenda do governo brasileiro, emplacar nossas demandas e as políticas públicas a serem aplicadas”, disse.
Benedita Nascimento ainda declarou, que o esforço conjunto dos gestores é importante para erradicar as diferenças regionais e diminuir os índices de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Após destacar o apoio de Roberto Sobrinho para sediar o evento, a secretária declarou: “vamos construir uma agenda sólida para mudar a nossa realidade”.
A secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, enviou mensagem gravada, saudando os gestores e enfatizando a importância da consolidação do SUAS, para a construção da política social do país. “A realidade regional vai definir os parâmetros da assistência social no Brasil, com o objetivo de reduzir as desigualdades”, afirmou.
Depoimentos
O diretor do Fundo Nacional de Assistência Social, Antônio Henriques, disse ser importante a presença do Governo Federal nesses encontros, para ficar mais próximo dos gestores, tirar dúvidas e ao mesmo tempo fazer avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios e regiões. “Atualmente, temos a adesão de 100% dos estados e 99,5% dos municípios. Com a implantação do SUAS em 2005, o Brasil conquistou grandes avanços na área social”, enfatizou.
A presidente Nacional do Congemas, Ieda Castro, declarou que encontros semelhantes já aconteceram nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Sul. No Sudeste, o evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro próximo, no Rio de Janeiro. “Reunimos os gestores para discutir as dificuldades e buscar soluções conjuntas”, comentou, acrescentando que a prefeitura de Porto Velho, aderiu ao SUAS em 2006.
Para a articuladora do Congemas na Região Norte, Jane Benedetti, o encontro é um espaço para os gestores municipais exporem suas dificuldades, tratar de situações específicas e criar alternativas para avançar na consolidação das conquistas sociais. “Esse evento também serve de preparo para o encontro nacional que faremos em Belém nos próximos dias”, explicou. Ela parabenizou a organização do evento e ao prefeito Roberto Sobrinho. “Tudo está bem organizado e vocês estão de parabéns”, completou.
A vice-presidente do Congemas, no Pará, Rita Abreu, o encontro serve para que os gestores sociais do Norte busquem tratamento diferenciado para os seus problemas, em busca do desenvolvimento da assistência social na região.
Autoridades
Prestigiaram o evento, a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldanã; a deputada estadual Epifânia Barbosa; o secretário adjunto de Assistência Social de Rondônia, Márcio Antônio Félix, que representou o governador Confúcio Moura; o vereador Sid Orleans; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, além de prefeitos e secretários de diversos municípios do interior do Estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!