IFRO e Governo de Rondônia estudam parceria na área de educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Este foi o primeiro encontro oficial entre IFRO e Governadoria,
a próxima reunião será em Ariquemes, no dia 21 de fevereiro
Na manhã desta sexta-feira (18/02), representantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) foram recebidos pelo Governador de Rondônia, Confúcio Moura. A audiência teve como pauta possíveis parcerias entre as duas esferas públicas.
De acordo com o Reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, a visita foi agendada para a apresentação de propostas e futuras parcerias entre o Governo e o IFRO. “Há uma carência muito grande de educação profissionalizante em todo o País. O Instituto pertence à Rede Federal de Educação Tecnológica, mas é do Estado de Rondônia, queremos servir o Estado”, enfatizou o Reitor. Desta forma, uma das possibilidades de ação conjunta apresentadas foi a Educação a Distância, “podemos oferecer para todo o Estado cursos técnicos e tecnológicos, de graduação e pós-graduação”.
O Diretor de Educação a Distância, Célio Alves Tibes Júnior, fez a explanação dos possíveis modelos a serem utilizados, que vão desde a videoconferência, via web a formatos assíncronos para regiões em que o acesso à internet for limitado. Na proposta, Célio fez sugestões de alguns cursos, de “área estratégicas que permeiam a realidade no Brasil todo”, mostrando que o Instituto Federal quer atingir o nível de excelência, desenvolvendo um modelo de EaD para a Região Norte do Brasil.
Durante a reunião, o Governador falou sobre a necessidade de o Estado buscar experiências de outras organizações para começar a desenvolver suas ações, especialmente na área educativa e de Ensino Médio. Para isso, ele acredita ser importante as bases de cooperação e os convênios que poderão fazer. “Com educação não podemos brincar. O tiro tem que ser certeiro”, disse Confúcio. “Nós estamos às ordens, o governo é um parceiro”.
Fechando o encontro, o Governador frisou que no Ensino Médio o Governo do Estado e o IFRO poderão fazer uma parceria imediata. Ele indicou que a Pró-Reitora de Ensino do IFRO buscasse a Secretaria Estadual de Rondônia para definir mais detalhes. “Nós vamos ser parceiros”, finalizou Confúcio Moura.
O Reitor Jimenez aproveitou a oportunidade e colocou o Instituto Federal à disposição do Governo do Estado para as discussões de implantação da Fundação Estadual de Apoio à Pesquisa.
Novo encontro
Na próxima segunda-feira (21/02), um novo encontro acontecerá entre IFRO e Governo do Estado, desta vez no Campus Ariquemes. A reunião está marcada para 10 horas, no prédio onde ficava a antiga Escola EMARC. Na pauta estão o transporte dos alunos e o asfaltamento do trecho que liga a sede do Campus à Rodovia RO 257. Atualmente cerca de 600 pessoas utilizam diariamente a estrada, número que deve subir para cerca de mil com o Processo Seletivo do IFRO no meio do ano.
Serviço
O que – Audiência entre representantes do IFRO e Governador do Estado, Confúcio Moura
Quando – 18 de fevereiro de 2011
Onde – Porto Velho
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!