Alunos ressaltam expectativas em aula inaugural do Programa de Educação Básica e Educação Profissional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O EBEP é uma nova oportunidade de formação profissional que a FIERO, por meio da parceria SESI e SENAI, oferece aos jovens estudantes filhos de trabalhadores de indústrias rondonienses. A aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, no auditório da Escola SENAI Marechal Rondon.
Antes do seu pronunciamento, o presidente da FIERO, Denis Baú pediu que cada um dos 35 alunos que compõem a primeira turma do EBEP SESI/SENAI se apresentasse e falasse as expectativas sobre o curso. Os estudantes ressaltaram que o EBEP significa os primeiros passos para uma carreira promissora. Disseram também que por meio do curso eles buscarão aprender e evoluir, adquirir mais conhecimento para a bagagem curricular. No ponto de vista dos jovens alunos, o Programa proporcionará bom currículo para uma carreira rentável, futuro melhor e boas oportunidades ao se formar pronto para o mercado de trabalho, ser um bom profissional, conquistar um bom emprego, carreira e futuro promissor.
“Eles disseram tudo o que queríamos ouvir“, ressaltou o presidente. “Por meio do EBEP estamos oportunizando estudo – pela manhã, ensino médio no SESI e à tarde, curso de eletrotécnica do SENAI, para estes jovens que aos 18 ou 19 anos, estarão inseridos no mercado de trabalho e produzindo junto com a indústria de Rondônia, oferecendo um produto de maior qualidade, um preço mais competitivo e tendo um salário maior”.
Baú disse ainda que o EBEP é um projeto especial e que todos estão entusiasmados. A meta é oferecer esta oportunidade ao maior número de jovens rondoniense, para que em 3 ou 4 anos as indústrias rondonienses possam contar com a colaboração destes profissionais. Ele lembrou que o curso é gratuito. “Conseguimos viabilizar financeiramente o Programa para oferecer este projeto aos descendentes dos trabalhadores industriários e nossa empolgação resulta de intuir antecipadamente os ótimos resultados, que em médio prazo vão fortalecer ainda mais nossa indústria”, disse.
Sobre a oportunidade de crescer profissionalmente, o aluno Otávio Melo, 17 anos, frisou o seu entusiasmo e agradecimento ao SESI e ao SENAI. “Acredito que para ter um futuro digno é imperativo estudar. E devemos saber aproveitar esta importante oportunidade. O estudante falou ainda que sua maior expectativa é se formar e sair do curso com emprego garantido para desta forma oferecer melhores de condições de vida para família e no futuro, para os filhos.
Na ocasião, a gerente Institucional do Grupo Rovema, Lediana Ghedin frisou que a iniciativa com certeza só vem somar. “O Grupo Rovema tem muito a agradecer à parceria SESI e SENAI, ao presidente da FIERO, Denis Baú, que tem incentivado a realização do EBEP que vai intensificar a qualificação de mão de obra profissional de Rondônia”.
Lediana disse ainda que o Grupo Rovema indicou 15 alunos, dos quais 7 foram aprovados para participarem do programa. “Vamos acompanhá-los para que nenhum destes jovens desista e que se formem com ótimos profissionais, que farão a diferença no mercado de trabalho. Nosso objetivo é que ao final d curso os novos profissionais sejam contratados pela empresa. A ideia da intensificação profissionais é que eles venham somar com o Grupo”.
Prestigiaram o evento, o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, a superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela, as supervisoras do EBEP, respectivamente Silvana Cavalcante (SENAI) e Neila Cristina (SESI), a líder de negócios do CAT Albano Franco, Luzineide Pereira, a diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, Elsa Ronsoni, a coordenadora estratégica da Educação SESI, Zaira Wanderley, a diretora de Operações SENAI, Adir Oliveira, colaboradores, docentes, representantes de empresas parceiras, entre elas, Grupo Rovema, Eletrobras, Distribuidora Rondônia e Grupo JBS.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!