VILHENA - Cooperativa exporta 24 toneladas de mel para SP
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O acordo entre a empresa paulista e a cooperativa rondoniense foi fechado durante o 18ª Congresso Nacional de Apicultura realizado no ano passado em Cuiabá
O primeiro mês de 2011 trouxe boas novidades aos produtores da Cooperativa Apícola Portal da Amazônia (COOAPA). Localizada em Vilhena, região sul de Rondônia, a cooperativa vendeu 24 toneladas de mel a granel à empresa paulista Apidouro. O negócio começou em março de 2010 durante evento nacional de apicultura.
Com o negócio fechado os cooperados garantiram fundos de investimentos para a melhoria de sua estrutura e produtividade. Mesmo após a venda de significativa quantidade a cooperativa possui em estoque cerca de duas toneladas de mel a granel. Essa quantia é suficiente para abastecer o mercado da região de Vilhena até abril próximo, época da nova safra.
A COOAPA integra o projeto Proapis Mercado desenvolvido pelo Sebrae e parceiros. Nele são desenvolvidas atividades que buscam desenvolver a apicultura na região através da consolidação da cooperativa, aumentando sua produtividade e comercialização.
Segundo Rangel Vieira Miranda, gerente do Sebrae em Vilhena, o projeto atua em diversas frentes. Entre elas estão consultorias de Gestão da Produção com foco no aumento da produtividade e caravanas empresariais. Inclusive, conta o técnico, foi em uma dessas caravanas organizadas pelo projeto que a negócio entre COOAPA e Apidouro foi arquitetado.
Em meados de 2002 ambas as empresas fecharam seu primeiro negócio. A quantidade negociada foi menor que a atual, porém, não menos importante para o início do relacionamento comercial.
Conforme conta Aldir Lauri Gerlak mais 10 toneladas de mel para uma empresa do Mato Grosso”, frisa o presidente que ainda conta que a exportação de mel tornou-se comum aos cooperados participantes do Proapis Mercado.
O Sebrae conta com a parceria do Idaron, Seagri, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Emater, Prefeituras de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, Ministério da Agricultura e Sedam para o desenvolvimento do projeto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!