As demandas dos municípios devem pautar a governabilidade estadual. É como concluiu o presidente da Associação Rondoniense de Municípios, prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR), sobre a reunião entre os prefeitos, secretários e o governador Confúcio Moura, realizada pela AROM no último dia 17 de janeiro. O municipalista enfatizou que o encontro ficou marcado pelo cunho puramente técnico e a longa discussão dos itens reivindicatórios da entidade representativa.
Laerte Gomes considera o “inclinamento” do atual governo para escutar os reclames dos prefeitos um importante avanço para o municipalismo de Rondônia. Isto porque, conforme destacou o presidente, a atual gestão estadual precisa conhecer as dificuldades a que enfrentam as prefeituras para gerir com recursos escassos as inúmeras tarefas que lhes são atribuídas. “As esfinges são inúmeras, mas os pontos mais urgentes já foram apresentados ao governador Confúcio, como, saúde, educação, estradas e habitação”, disse.
O presidente da AROM informou que assuntos debatidos na reunião que somou 49 dos 52 prefeitos de Rondônia apontaram ao Executivo estadual os pontos que demandam investimentos e construção de parceria eficaz. “Nos próximos meses as prefeituras receberão a visita de técnicos de secretarias estaduais, que farão um - Raio X - da nossa realidade para dar um norte à governabilidade de Confúcio”, explicou Laerte lembrando que alguns itens da pauta serão definidos após a conclusão dos relatórios desses técnicos.