Em cerimônia realizada no sábado, 15, no auditório do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, o governador Confúcio Moura oficializou a posse de Elisafan Batista de Sales no cargo de secretário executivo da Emater. Para o cargo de secretário adjunto foi nomeado o zootecnista Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, ambos funcionários de carreira com mais de 20 anos na instituição. A solenidade contou com a presença de deputados estaduais, federais prefeitos, vereadores, empregados das instituições (Emater, Seagri e Idaron), secretário e diretores da gestão anterior e representantes de organizações relacionadas ao segmento agropecuário.
Em 39 anos, Elisafan Batista de Sales é décimo sexto secretário a assumir o comando da Emater, mas o primeiro genuinamente rondoniense. Nascido em Guajará Mirim, na comunidade limoeiro, no então distrito de Costa Marques, foi contratado pela Emater em 1984, para trabalhar como extensionista no Projeto Urupá, em Ouro Preto do Oeste.
Pedagogo, professor em letras, técnico agropecuário, especialista em reprodução artificial, manejo e engorda em piscicultura de água doce e extensionista de gestão, com 26 anos de experiência na extensão rural, Sales como é chamado pelos colegas, ocupou ainda os cargos de gerente de escritório local em Rondominas, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste e exerceu o cargo de secretário municipal de agricultura, indústria, comércio e meio ambiente pela Prefeitura de Ji-Paraná, no período de 2003/2004. Recentemente estava responsável pelos projetos de piscicultura “Pirarucu da Amazônia” e “Pró-peixe”, no Estado de Rondônia.
A vida profissional de Sales confunde-se com a própria história da Emater. Para o secretário assistência técnica e extensão rural são instrumentos importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar e seu maior desafio está em buscar uma maior interação entre o campo, a extensão e a instituição.
Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, Chiquinho, para os amigos, recebeu a incumbência de administrar a Emater como secretário executivo adjunto. Francisco iniciou sua carreira na Emater em 1987, no município de Cerejeiras. Ocupou o cargo de gerente do escritório em Cabixi por três gestões, onde também foi eleito prefeito. Retornou para a Emater como supervisor regional em Colorado do Oeste e retornou à Prefeitura de Cabixi como vice-prefeito eleito.
Francisco garante não medir esforços para que a Emater continue prestando serviços com excelência aos agricultores familiares. “Nós somos da casa, passamos por vários momentos difíceis junto com a Emater, por isso é nossa responsabilidade fazer o melhor por nossa empresa e pelos agricultores”, enfatiza o secretário adjunto. Já, Sales diz que a Emater não terá secretário adjunto. “O senhor governador esta entregando dois secretários para a Emater. Iremos trabalhar juntos e com muito esforço”, diz.
O presidente da Emater e titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, que também se fez presente, falou da emoção e da responsabilidade de “presidir essa grande família que é a Emater”. Enquanto secretário da Seagri disse que sua primeira providência será a de defender o laboratório como instrumento de grande importância para a agricultura no Estado. “Vejo que é importante juntar todas as atividades de pisciculturas para fazer melhor” diz reconhecendo que é preciso investir em pesquisa e tecnologia.
Os secretários foram declarados empossados pelo governador Confúcio Moura, que mais uma vez pediu a participação de todos os empregados nessa nova administração. “Tenho vivencia no poder público e quero que a Emater faça um trabalho para resolver a problemática da agricultura familiar”, diz, salientando a necessidade de uma política de resultado com base em dados, comprovados em custo-benefício. O governador enfatizou ainda sua pré-disposição para trabalhar com a educação do campo, com escolas agrícolas e investir em modelos de políticas que atenda ao agricultor familiar.
Participaram do ato solene de posse dos secretários da Emater, além do governador Confúcio Moura e do secretário da Seagri, Anselmo de Jesus, os deputados federais Carlos Magno Ramos e João da Muleta, os deputados estaduais Edson Martins, Edvaldo Soares, Adelino Folador e Zequinha Araújo e os prefeitos que também fazem parte do quadro da instituição, José Ribeiro (presidente Médici), representando o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp e Luiz Gomes Furtado (Nova União).
Também marcaram presença o representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Rondônia (Fetagro) e segmento da agricultura familiar, Lázaro Dobre e o ex-secretário da Emater, Sorrival de Lima, o presidente do Idaron, Marcelo Henrique de Lima Borges, a vereadora Solange, de Ji-Paraná, Chico Padre (Feparon), Olavo Nienow (DFDA), Carlino Silva (Incra) e representantes da OCB e Cootraron, entre outros.
ELISAFAN BATISTA DE SALES
Secretário Executivo da EMATER-RO
Extensionista de Gestão, formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor em letras e Técnico Agrícola.
Natural de distrito de Costa Marques,Guajará-Mirim-RO
Atuação profissional em Rondônia:
02/03/1984 Contratado pela Emater-RO, como técnico agropecuário, para trabalhar no campo, em Ouro Preto do Oeste, no então Projeto Urupá;
1985-1997 Ocupou os cargos de gerente nos escritórios de Rondominas,Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste;
2002-2004 Ocupou o cargo de secretário municipal de agricultura, indústria, comercio e meio ambiente na Prefeitura de Ji-Paraná;
2005 Vai para o escritório de Nova Londrina, como extensionista de gestão;
2006 Atuou na Subunidade de Jaci-Paraná, em Porto Velho;
2008 Compõe a equipe da gerencia de projetos no centro gerencial da Emater, em Porto Velho, onde foi responsável pelos projetos de piscicultura “Pirarucu da Amazônia” e “Pró-peixe”.
2011 - É convidado a assumir a titularidade da Secretaria Executiva da Emater
FRANCISCO MENDES DE SÁ BARRETO COUTINHO
Secretário Executivo Adjunto da EMATER-RO
Extensionista Rural, formação em Zootecnia pela Universidade Federal de Pernambuco
Natural de Serrita – PE
Atuação profissional em Rondônia:
01/12/1987 Foi contratado pela Emater-RO para trabalhar no campo, em Cerejeiras;
1.990 Assumiu a gerência do escritório local de Cabixi, onde ficou, alternadamente, por três gestões;
1.993 Foi eleito prefeito de Cabixi, cumprindo mandato até 1996;
1.997 Ocupou o cargo de Supervisor Regional de Colorado do Oeste;
2.000 Retornou à Prefeitura de Cabixi, desta vez como vice-prefeito, exercendo o mandato até 2004;
2010 Ocupou o cargo de Assessor Parlamentar na Câmara Federal, em Brasília