Secretaria municipal recebe “Certificação Ouro” na qualidade da Assistência Ambulatorial em Aids

Secretaria municipal recebe “Certificação Ouro” na qualidade da Assistência Ambulatorial em Aids

Secretaria municipal recebe “Certificação Ouro” na qualidade da Assistência Ambulatorial em Aids

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho recebeu a “Certificação Ouro” na avaliação e monitoramento de qualidade da assistência ambulatorial em Aids no SUS, feita pelo Ministério da Saúde (MS), denominado como Qualiaids. O título leva em conta a organização do processo de assistência, o gerenciamento técnico do trabalho e a disponibilidade de recursos para o atendimento. Na capital o serviço é prestado pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), da Policlínica Rafael Vaz e Silva, localizado à Rua Jacy-Paraná, no bairro Nossa Senhora das Graças.

 

O Qualiaids foi criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de avaliar e melhorar os serviços prestados aos pacientes vivendo com HIV/Aids no Brasil. Segundo o secretário da Semusa Williames Pimentel, a participação dos serviços de assistência ambulatorial na avaliação é fundamental para o sucesso do enfrentamento da epidemia no país. "Assim podemos analisar e buscar resolutividade para os pontos fracos dos serviços e potencializar os pontos fortes de assistência às pessoas, vivendo com HIV/Aids e ao diagnosticarmos a situação de cada serviço, podemos propor melhorias para atender ainda melhor todos os pacientes", disse Pimentel

 

.A avaliação tem como objetivo auxiliar gerentes e equipes locais responsáveis pela assistência ambulatorial do usuário na avaliação e monitoramento da qualidade da assistência. O sistema de avaliação é feito através de um questionário eletrônico composto por questões respectivas ao atendimento com quantificações, sendo que cada trabalho realizado é pontuado e obtém-se  a média geral que confere ao serviço um grau de qualidade expresso pela distância proporcional da média em relação ao “padrão ouro”.

 

O serviço realizado pela Semusa, que compreendeu o acolhimento, a organização e rotinas da assistência médica, aconselhamento, atividades de adesão ao tratamento, coordenação do trabalho, registros, atualização profissional, comunicação e interação, recursos humanos, medicamentos, exames, acesso, infraestrutura, entre outros, foram todos avaliados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS