USINAS - As cinco primeiras turmas de mulheres estão prontas para o setor da construção
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação de mulheres para a construção civil oferecidos pela Santo Antônio Energia, em parceria com o Senai RO e Prefeitura de Porto Velho receberam os certificados de conclusão de curso nesta segunda-feira, 27 de dezembro, no auditório da Fiero. Na primeira etapa, foram 97 formandas dos cursos de bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial, pintor de obras e saúde e segurança do trabalhador, oferecidos na capital e também no distrito de Jacy-Paraná.
As aulas são parte do Programa de Compensação Social da concessionária responsável pela implantação, futura operação e comercialização da energia que será gerada na Usina Santo Antônio e a parceria com o Senai RO se estenderá em 2011, quando mais 15 turmas de mulheres serão capacitadas para o mercado de trabalho da construção civil. “Na minha família, a maioria dos homens trabalha com construção. Eu e minha tia fizemos o curso de eletricista instalador predial e nos sentimos preparadas para trabalhar com eles agora”, disse Elenice de Faria, moradora de Jacy-Paraná.
Para entregar o primeiro certificado, Ana Paula Azzi, engenheira da Santo Antônio Energia, salientou que mulheres e homens têm o mesmo potencial para o trabalho, por isso devem ter oportunidades iguais, como na Usina Santo Antônio, por exemplo. Já o Gerente de Sustentabilidade da empresa Ricardo Márcio, ao parabenizar as turmas, lembrou que é preciso acompanhar o crescimento para estar sempre inserido no mercado de trabalho.
Os representantes da Fiero e Senai RO, Gilberto Batista e Adir Oliveira, destacaram a oportunidade de ingresso no mercado pelo momento de expansão do setor da construção civil que o país vive, especialmente em Porto Velho, com a instalação das usinas do Madeira. Para Mara Regina, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, esta aliança entre empresas privadas, como a Santo Antônio Energia, com a Prefeitura Municipal reforça o compromisso com sustentabilidade e proporciona às mulheres oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!