Secretaria deve ampliar prevenção contra enchentes na capital

Secretaria deve ampliar prevenção contra enchentes na capital

Secretaria deve ampliar prevenção contra enchentes na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho e a secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) realizaram várias obras de limpeza e aprofundamento dos canais de escoamento das águas das chuvas. Esta ação é preventiva contra as possíveis enchentes provocadas por chuvas torrenciais, que precisam do sistema de drenagem livre para receber e escoar rapidamente o volume de água.

 

De acordo com o cronograma da secretaria já foram trabalhados no bairro Castanheira o canal da Rua Tambará, o mesmo canal também foi limpo atrás do C.F.A., que fica próximo à Estrada dos Japoneses; mais dois canais no bairro Airton Senna; outro na Rua São Bento, perto do Colégio Dom Pedro I e no bairro Feliz Cidade, o canal ao lado de uma empresa de ônibus coletivo na Avenida Rio de Janeiro. Recentemente foi concluída a ação no bairro Lagoa na Avenida Rio de Janeiro. “De todos estes locais retiramos toneladas de areia e lixo. A areia é levada pelo vento e pelas chuvas, mas o lixo acaba nos canais jogados na maioria das vezes, por algumas pessoas que ainda não entenderam que a nossa capital é outra, está melhor e precisa continuar a evoluir. Esta evolução é fruto da determinação do prefeito Roberto Sobrinho que exige dos seus secretários o máximo para fazer cada dia o município melhor, mas precisamos do apoio e a compreensão dos portovelhenses”, explicou Jair Ramires, secretário da Semusb.

 

Na BR 319, antiga Avenida Governador Jorge Teixeira, o secretário supervisionou os resultados da obra de drenagem do canal que corta a via em toda sua extensão. O serviço foi o mesmo de limpeza e aprofundamento para aumentar a capacidade de caixa dos canais. “Nesta fase já foi trabalhado cerca de dois mil metros e vamos agora continuar com o projeto até o encontro com a Avenida Sete de Setembro, onde está assoreado com cerca de oitenta centímetros de areia, terra e lixo. O acesso é difícil e estamos desenvolvendo métodos novos para retirar este volume de material e liberar ainda mais o fluxo das águas”, destacou Ramires.

 

A galeria de canais sob o cruzamento da BR 319, com a Sete de Setembro, recebe as águas que vem do Trevo do Roque, da região do aeroporto e desce para o Canal dos Tanques atrás da Rodoviária. Para o secretário este é o momento ideal para trabalhar com os canais, porque com as chuvas é possível marcar o nível das águas dentro destes canais e mantê-los dentro de uma margem de segurança. No verão é priorizado o serviço de encascalhamento e no inverno, o de controle do volume de águas nos canais.

 

Operação Inverno

 

As ações da Semusb de limpeza e aprofundamento dos canais receberão um reforço dentro do recém lançado ‘Plano de Operações para o Inverno Amazônico -  2010/2011’, pelo prefeito Roberto Sobrinho. O projeto será executado em conjunto por várias secretarias, visando diminuir ao máximo os possíveis danos causados pelas chuvas.

 

Junto com a Semusb, a secretaria municipal de Obras (Semob), está responsável pelos pontos críticos dos canais, bueiros e igarapés. Nestas tarefas serão utilizadas todas as máquinas, demais equipamentos e pessoal das secretarias, como a equipe do caminhão Tatuzão que já está desobstruindo vários dutos na cidade.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS