Magníficas sessões de filmes e artes circenses foram realizadas na cidade de Guajará Mirim nos dias 20 e 21 de dezembro. Na noite do dia 20 de dezembro o prefeito da cidade Atalibio Pegorini afirmou que Guajará Mirim é um berço cultural e turístico e por isso sua população marca presença como eventos culturais como a Rota do Cinema que vêem proporcionar aqui na fronteira, parabéns aos organizadores. Já o secretário de Cultura Dayan Saldanha se comprometeu em estimular e incentivar a população em realizar filmes para concorrer no próximo Festival de Cinema Curtamazônia, filmes que irão representar nossa Guajará Mirim.
Foi exibido na super-tela inflável o documentário “Duelo da Fronteira” de Carlos Levy, a moradora de Guajará Mirim Dona Ângela Domingues lembrou os velhos tempos que brincava de boi-bumbá no goiabal, onde quem organizava era Dona Gregória, “muito bom esse filme que mantém viva nossa história do nosso povo”, finalizou.
Para a produtora executiva da Rota do Cinema, Golda Kelly, a meta de realizar 4 sessões de cinema aqui na fronteira foi cumprida, meta de trazer a magia do cinema até onde o povo se encontra, em praça pública. Contemplamos cinema e arte circense para a população, a garotada e o público presente interagiram com as brincadeiras e mágicas proporcionadas pelo palhaço Bob. Vale ressaltar ainda que importantes laços culturais e parcerias foram firmadas com as duas prefeituras aqui da fronteira, onde os representantes da cidade e os respectivos secretários de cultura prestigiaram todas as apresentações da Rota do Cinema.
A promoção das exibições foi uma parceria da Associação Curta Amazônia entre a Prefeitura de Guajará Mirim e Governo Autônomo Municipal de Guayaramerin/Beni/Bolívia, com apoio do 3º Distrito Naval Madera, ABD/RO, Maporé, Comitê Binacional Brasil/Bolívia, Itamaraty, Sítio do Chicão, com apoio na divulgação da imprensa rondoniense, “prensa” boliviana jingle televizivo e radial, Jornal O Mamoré, programa de rádio Rota 89, a realização das exibições foi da “Rota do Cinema”.