Projeto que tem proposta de prevenir acidentes de trânsito envolvendo jovens atendeu este ano 500 estudantes de escolas públicas de Ji-Paraná e região. O Projeto Anjos do Trânsito, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promoveu nesta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Projeto que tem proposta de prevenir acidentes de trânsito envolvendo jovens atendeu este ano 500 estudantes de escolas públicas de Ji-Paraná e região. O Projeto Anjos do Trânsito, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promoveu nesta quinta-feira (9) pela manhã, uma confraternização de encerramento das atividades e formatura dos 500 alunos atendidos pelo projeto este ano. O Anjos atendeu 20 escolas estaduais, incluindo de Presidente Médici e dos distritos Nova Londrina e Nova Colina. O evento aconteceu no auditório da 3ª Ciretran de Ji-Paraná.
O objetivo do projeto é promover a formação de adolescentes, entre 15 e 17 anos para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguros no trânsito. Conforme o professor que ministra o curso em Ji-Paraná, a ideia é que esses alunos se tornem multiplicadores de educação para um trânsito mais seguro. O número de vítimas e de mortos no trânsito brasileiro revela um cenário alarmante: são 37 mil óbitos e 120 mil feridos internados por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Um dos compromissos firmados pelos estudantes é para que eles orientem os pais e amigos sobre a necessidade de se ter um comportamento adequado no trânsito, respeitando as leis de trânsito para diminuir o número de acidentes”, disse o professor.
Durante três semanas os alunos recebem aulas sobre curso de formação de condutores, como direção defensiva, legislação, cidadania, meio ambiente, primeiros socorros e mecânica básica. Para a realização das aulas são utilizados recursos multimídia, para uma abordagem lúdica e interativa do programa voltado para educação de trânsito.
As aulas acontecem no Posto Avançado do Detran, no Segundo Distrito, em um laboratório de informática por meio de um software educativo de segurança de trânsito. O projeto também fornece o transporte para levar e buscar os alunos na escola. O Anjos do Trânsito é realizado no Estado desde o ano de 2006.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!