O secretário da 18ª Junta de Serviço Militar da prefeitura de Porto Velho, Júlio Mercado, foi um dos homenageados na solenidade comemorativa aos 28 anos de instalação da 31ª Circunscrição de Serviço Militar, ocorrida nesta terça-feira, 07. Presidida pelo prefeito Roberto Sobrinho, a Junta Militar da capital é a maior existente na área de abrangência da 31ª CSM, que tem jurisdição nos estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas.
Na solenidade, o prefeito Roberto Sobrinho foi representado pelo delegado de Serviço Militar, tenente Júlio Cezar Ardohaim Menezes e por um grupo de funcionários da Junta Militar da prefeitura. Na solenidade também foram homenageadas a secretária da Junta Militar de Candeias do Jamari e as duas funcionárias mais antigas da Circunscrição Militar.
O secretário da JSM de Porto Velho foi o primeiro a receber o certificado “Amigo da 31ª CSM”, pelos relevantes serviços e pelo apoio prestado ao serviço militar no Estado. Com 16 anos de atividade, Júlio Mercado é um dos mais antigos secretários de Junta da referida Circunscrição.
“Ficamos felizes com a honraria porque é um reconhecimento não apenas do nosso trabalho, mas de todos os funcionários da prefeitura que prestam esse apoio ao Exército, através da Junta Militar de Porto Velho. E é também um reconhecimento do trabalho do prefeito Roberto Sobrinho, que sempre deu apoio incondicional para que a Junta Militar de Porto Velho funcione de forma satisfatória”, disse.
O delegado da JSM, tenente Júlio Ardohaim, disse que o reconhecimento feito pelo Exército é uma justa homenagem prestada a Júlio Mercado, por tudo que ele tem feito na Junta Militar há quase duas décadas. Ele é o responsável pelo alistamento e pela convocação dos selecionados ao serviço militar em toda capital do Estado”, disse.
Para ilustrar a responsabilidade que o secretário da Junta tem em mãos, Ardohaim lembrou que com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau, o número de jovens se alistando para servir o Exército em Porto Velho cresceu muito. Antes, a média de alistados girava em torno de 5 a 6 mil jovens. Este ano foi realizado mais de 10 mil alistamentos.
O alistamento Militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino, nos primeiros seis meses do ano em que completar 18 anos de idade.
O alistamento deverá ser feito em uma Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, conforme calendário estabelecido pelas Forças Armadas.