ONDA VERDE - Semáforos do centro de Porto Velho programados

ONDA VERDE - Semáforos do centro de Porto Velho programados

ONDA VERDE - Semáforos do centro de Porto Velho programados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A prefeitura de Porto Velho implantou esta semana nas principais avenidas da região central da cidade, o projeto “Onda Verde”, cujo objetivo é facilitar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos e acidentes. De acordo com o projeto, ao respeitar o limite de velocidade das vias, o motorista encontrará todos os semáforos abertos no trecho entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rogério Weber.
 
O secretário municipal de trânsito, Itamar Ferreira, explicou que o sistema foi implantado inicialmente nas Avenidas Sete de Setembro, Dom Pedro II, Carlos Gomes e Marechal Deodoro, onde o fluxo é maior, principalmente nos horários de pico. Até o final de dezembro, a Onda Verde também chegará à BR-319 (antiga Jorge Teixeira), Avenidas Calama e Rio Madeira.
 
De acordo com Itamar Ferreira, após vários estudos e análises técnicas (pesquisa volumétrica), a Semtran sincronizou os semáforos para que o trânsito possa fluir com mais rapidez e segurança. “A mudança também vai resultar em economia de tempo e de combustível para os condutores, evitando acidentes e congestionamentos, além de poluir bem menos o nosso meio ambiente”, avaliou.
 
A diretora do departamento de engenharia de tráfego da Semtran, Mirtes Silva, disse que a velocidade nas vias onde funciona a Onda Verde é de 40 a 50 quilômetros por hora. “Da Rua Rogério Weber até a Brasília, o condutor que trafegar a 40 quilômetros por hora pela Sete de Setembro irá pegar todos os sinais abertos. Da Rua Brasília até a Av. Jorge Teixeira, a velocidade deverá ser ampliada para 50 quilômetros”, exemplificou a engenheira.
 
Para que o sistema funcione de forma adequada, Itamar Ferreira informa que os condutores deverão obedecer o limite de velocidade nas vias públicas. Placas informativas estão sendo instaladas nos semáforos para orientar e conscientizar os motoristas.
 
Central de controle
 
Itamar Ferreira destacou o apoio e o empenho do prefeito Roberto Sobrinho na modernização dos semáforos, abertura de ruas e implantação de novas medidas para disciplinar e tornar o trânsito mais humano, a exemplo do corredor exclusivo para ônibus na Avenida Sete de Setembro. Ele adiantou que uma Central de Controle Operacional (CCO) está sendo montada no prédio da Semtran para monitorar o fluxo de veículos nas principais avenidas durante os horários de pico.
 
Conforme o secretário, o monitoramento por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, irá permitir intervenção rápida do município nos locais onde o tempo dos semáforos poderá ser reajustado e adequado às condições da via pública. A Central de Controle Operacional entrará em funcionamento no início do próximo ano.    
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS