A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FEIRO) em parceria com o Sinduscon/PVH, CREA/RO, Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), Cerâmica Modelo e Cerâmica Marajá promove neste sábado, 9h00, no Salão de Convenções do Sistema FIERO, palestra com o tema “Alvenaria Estrutural em Blocos Cerâmicos”, ministrada pelo assessor Técnico e de Qualidade da ANICER, Edvaldo Costa Maia e os engenheiros da Cerâmica Marajá e Modelo, Geraldo C. Marcolino, Renato R. Marcolino e Flavio R. Marcolino.
A palestra como objetivo principal a revisão de conceitos e a atualização de conhecimentos sobre o tema. O assessor juntamente com os engenheiros abordará temas como histórico da Alvenaria Estrutural, projetos, detalhes construtivos, Normas Técnicas, vantagens do uso do bloco cerâmico, análise de custo entre alvenaria estrutural e convencional e outros. O evento tem como público alvo empresários da Construção Civil, engenheiros e arquitetos, profissionais que atuam na área, mestres de obras e pedreiros.
No ponto de vista do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú neste momento em que as empresas priorizam a sustentabilidade, com o sistema da alvenaria estrutural em cerâmica vermelha, o desperdício é eliminado. Economia com a questão da limpeza da obra, a utilização de menos madeira. “A alvenaria com blocos cerâmicos apresenta diversas vantagens, principalmente pela facilidade de execução, a partir de um projeto bem detalhado e por tratar-se de uma obra limpa, sem quebra-quebra, sem desperdício, como ocorre na alvenaria comum. Com o resultado, diminui os entulhos no canteiro da obra, não utiliza madeira, emprega menor quantidade de ferro na estrutura e apresenta maior rapidez na execução”.
Baú faz questão de destacara importância do tema escolhido para palestra. “A iniciativa demonstra claramente a preocupação da classe empresarial do segmento da área da Construção Civil no Estado de Rondônia. Gostaria de ressaltar também as ações da ANICER, que trabalha para criar um ambiente favorável para que os ceramistas brasileiros atendam a um mundo em construção”.
A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER) é uma entidade associativa patronal, representante e porta-voz de aproximadamente 7.400 empresas que compõem o setor cerâmico brasileiro. Fundada em 20 de janeiro de 1992, a ANICER tem sua sede no Rio de Janeiro, junto à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Com quase duas décadas de serviços prestados a indústria de cerâmica vermelha, a ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica atua como representante do setor, sempre em busca de benefícios e melhores condições.
O assessor afirma que “para tanto, representamos e defendemos os interesses do setor, buscando oportunidades para enfatizar nossa posição de destaque na cadeia produtiva da construção civil. Graças a esse trabalho, hoje, a indústria cerâmica tem representatividade efetiva na orientação estratégica de ações do Governo Federal”.
A missão da ANICER é o desenvolvimento da indústria de cerâmica vermelha. “Isto se dá por meio da disseminação dos conceitos de inovação tecnológica nas fábricas e da gestão da responsabilidade sócio-ambiental. Por meio de políticas setoriais e parcerias institucionais, a Associação promove qualificação empresarial, acesso às pesquisas e novos produtos, serviços e eventos, garantindo o crescimento sustentável da indústria da construção civil. Como aliada das empresas filiadas, sindicatos e associações, a ANICER trabalha constantemente para criar um ambiente favorável para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas, de olho em um mercado nacional em expansão”.
De acordo com o proprietário da Cerâmica Modelo e Cerâmica Marajá, o empresário Geraldo Marcolino, a alvenaria estrutural é uma modalidade nova para Rondônia, mas não é novidade para a construção civil. A preocupação maior tem sido com a capacitação dos profissionais, para que seja mantido um padrão de qualidade.
Marcolino ressalta que a Cerâmica Marajá é uma empresa especializada em cerâmica vermelha atuando em Rondônia desde agosto de 1997. E agora lança o Bloco Cerâmico Estrutural. “A fabricação do material vem passando por um processo de controle de qualidade, com o objetivo de atender às necessidades técnicas e a satisfação dos clientes”, disse.