MERCADO - Parceiros realizam cursos de comércio exterior em Rondônia

Parte da agenda do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia, capacitação acontecerá em três municípios Entre os dias 29 de novembro e 1º e 3 de dezembro, em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia, curso básico de exportação com foco nos

MERCADO - Parceiros realizam cursos de comércio exterior em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Parte da agenda do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia, capacitação acontecerá em três municípios
Entre os dias 29 de novembro e 1º e 3 de dezembro, em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia, curso básico de exportação com foco nos mercados do Peru e da Bolívia. Uma realização do Sebrae, a ação propõe aumentar a participação das microempresas na atividade econômica envolvendo Brasil, Bolívia e Peru.
A proposta é do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia, do Sebrae Nacional. Com vagas limitadas, os eventos acontecerão no auditório do Sebrae, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Os interessados em fazer o curso e, principalmente, em exportar para os países andinos, devem confirmar sua inscrição o quanto antes, já que são apenas 25 vagas.
Aplicado por Ivanilda Frazão Tolentino, gerente do Centro Internacional de Negócios Rondônia, vinculado à Federação das Indústrias de Rondônia, o curso abordará o que é exportação, por que exportar, definição do mercado alvo; acerca dos órgãos que disciplinam comércio exterior, documento para exportação, além de logística de transporte e internacionalização de empresas.
Esta atividade intitulada de Curso Básico de Exportação, é a primeira de uma série de outras previstas para os próximos meses, onde podemos destacar os temas: Básico de Importação, Logística internacional, Marketing Internacional, Negociação internacional, Câmbio-exportação, Classificação e tratamento fiscal entre outros. Para implantar o curso, o Sebrae estudou estratégia para a região, que recebe investimentos em infraestrutura como construção de estradas, pontes e rodovias ligando o Brasil ao Peru e à Bolívia, possibilitando a conquista de um mercado importante para as empresas rondonienses – reduzindo as desigualdades mercadológicas entre os continentes.
O curso é uma ação em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia, ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos], CIN [Centro Internacional de Negócios], Fiero [Federação das Indústrias de Rondônia], Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Os interessados devem entrar em contato com a Unidade de Apoio a Mercado e Inovação Tecnológica do Sebrae – contato Pedro Afonso 69 3217 3825 e/ou pelo e-mail pedroafonso@ro.sebrae.com.br .
Concorrência
Com boas chances de internacionalização de mercado, as micro e pequenas empresas devem buscar o aumento da qualidade e melhoria de seus produtos e serviços, se preparando também para a concorrência de empresas de outros paises aqui em nosso país.
“Uma empresa internacionalizada entende, estuda e trabalha estes cenários para enfrentar com maior consciência os desafios de um mundo globalizado e com isto minimizando as ameaças que surgem no dia a dia e maximizando as oportunidades que batem em suas portas”, diz Pedro Afonso, técnico do Sebrae/RO.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS